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Você tem espírito empreendedor? 50 dicas para alcançar o sucesso
Quais são as principais lições de pequenos e grandes empreendedores e ainda caminhos sugeridos por estudos personalizados
Quais são as principais lições de pequenos e grandes empreendedores e ainda caminhos sugeridos por estudos sobre o setor que é âncora da economia brasileira. Faz assim: caneta e papel na mão e vai anotando as dicas e "insigths'
No Brasil temos mais de 9 milhões de pequenas e médias empresas. Só no Paraná são 1,5 milhão. Hoje em dia, de cada 10 empregos no Brasil, pelo menos oito vêm deste segmento.
"O brasileiro é o povo mais empreendedor do mundo". Você já ouviu esta frase? Pois é: a impressão é forte, mas certeza mesmo não temos. Agora, se a gente considerar as melhores definições sobre o assunto, e até mesmo as chamadas Características do Comportamento Empreendedor, desenhadas a partir estudos da ONU, vamos perceber que se não somos os maiores e melhores, temos gente tirando de letra este quesito, levando medalhas e troféus, dignos de grandes campeões do empreendedorismo e até da inovação.
Brasileiros e brasileiras iniciantes como a Lurdes Ribeiro, a Inaye Souza, o Rafael Schereiber e gigantes como Gustavo Caetano (Sambatech), Hilston Guerin (Mais1Café), Daniel Scandian (Madeira Madeira), Mário Gazin (Gazin) e Alphonse Voith (Ebanx), entre tantos outros, nos fazem lembrar da campanha “Sou Braseileiro, não desisto nunca” ou ainda, aquela: “Brasileiro, profissão esperança”. No caso dos empreendedores, é bem por aí.
Agricultor, sapateiro e padeiro que virou empresário de sucesso: HUMILDADE
A verdade é que não existe receita pronta, pois cada negócio tem sua peculiaridade (produto, localização, consumidor, custo, preço de venda, concorrência e etc) mas com aprendizado, busca de conhecimento e prática dá para encurtar bem o caminho, evitar algumas pedras, fazer a diferença e ser destaque. Bonito de ver é que estes "feras" compartilham seus acertos e até contam onde erraram, para ajudar os empreendedores de primeira viagem.
"No meu primeiro negócio eu quebrei e no segundo, pouca gente me apoiou e acreditou que ia dar certo. Mas eu não desisti. Hoje minha empresa, Don't Stop Hot Dog (não pare), até na brincadeira do nome, me deixa um provocação todo dia. Coragem e persistência são as armas dos empreendedores. Não podemos parar, não podemos desistir", ensina Rafael Schreiber. Depois de estudar o funcionamento das plataformas de vendas digitais, hoje o empreendedor faz mentoria para quem está chegando no mundo dos negócios, usando as redes.
Ninguém quer quebrar, falhar, mas as lições são importantes: PERSISTÊNCIA
DEFINIÇÕES E CAMINHOS
Antes de avançar, contando algumas histórias capturadas pelo projeto TOP DE GESTÃO e MUNDO 6.0, vamos às definições, que vão nortear esta matéria, com fatos, dados, depoimentos e histórias inspiradoras. Primeiramente, fomos ao Google perguntar o que é empreendedorismo. A inteligência da máquina nos trouxe uma clara definição:
"Capacidade de projetar novos negócios ou de idealizar transformações inovadoras ou arriscadas em companhias ou empresas. Vocação, aptidão ou habilidade de desconstruir, de gerenciar e de desenvolver projetos, atividades ou negócios".
Esta apresentação, com palavras e verbos de ação, nos sinaliza para grandes pilares, especialmente para o novo empreendedor, como por exemplo:
- Vocação,
- Habilidade,
- Capacidade de Idealizar,
- De projetar,
- Transformar,
- Inovar,
- Arriscar.
A vontade de empreender e ter sucesso exerce o mesmo fascínio despertado pelos jovens que sonham em se tornar jogador de futebol, mas a vida diária é cercada de contratempos e barreiras implacáveis. “Quem vê instagram, não vê corre”, brinca Schreiber, comentando que sua rotina começa às 5 da manhã, quando vai ao Ceasa comprar tomates, por exemplo, para garantir a qualidade do molho do cachorro quente. “Mas vale a pena”, completa, destacando que o preparo deve ser em todas as áreas: físico, mental, financeiro, de conhecimento e até espiritual, pois as barreiras são grandes. Agora, a mesma inteligência é necessária quando o empreendedor chega ao topo, pois para subir é uma luta, mas para cair basta um pequeno deslize, como observamos em muitos cases de fracasso.
TRABALHAR DURO: quem vê meu instagram não sabe que todo dia acordo às 5 horas para compra tomate.
INSPIRAÇÃO E GARRA
"Eu estava desempregada e achei na minha habilidade de fazer salgados e doces, minha fonte de renda e empreendedorismo. Já não penso mais em ser empregada", conta Lurdes Ribeiro, que está semana vendia soldados, café e bolo para os trabalhadores que finalizavam as obras da Linha Verde em Curitiba. Longe de tudo, os operários aprovaram a solução da Lurdes que, por sua vez, ganhou um bom dinheiro por lá.
LURDES - BOLEIRA DA LINHA VERDE
https://www.instagram.com/p/C79BFbAsvr7/
AVANÇAR: não quero voltar a ser empregada
MARISTELA GANHA DINHEIRO CUIDANDO DOS PÉS DOS CLIENTES
MULHER, MÃE E EMPREENDEDORA: uma vida diária de muito trabalho
A Maristela é outro exemplo. Podóloga há 17 anos, durante a pandemia ele decidiu levar seu trabalho até a a casa e trabalho das pessoas. Assim nasceu o PodTruck, que faz sucesso em Curitiba e região metropolitana. Como mora na zona rural de Pinhais, Maristela tem que literalmente madruga, enfrentar estrada de terra, barro e poeira, para manter seu sonho vivo. Mas ela não desiste: como numa analogia com a própria vida,
"PODOTRUCK DA MARISTELA" - https://www.instagram.com/p/C77cRwpRNbg/
Nesse sentido, não é chavão dizer que empreendedores inteligentes "resolvem uma dor, um problema dos seus clientes". Está aí um caso prático e, quando o empresário consegue escalar esse modelo, atendendo mais gente, achando a equação correta na formação de preço, é sucesso garantido. Que o diga o dono de uma das maiores redes de supermercado do Paraná, Joanir Zonta. Vendedor por vocação (vendia ameixa na vizinhança) quando abriu seu primeiro negócio foi atender, com marmitas, os funcionários de uma grande obra. Foi o pontapé inicial de uma rede que tem hoje 50 lojas, postos de combustíveis, engarrafamento de água mineral, indústria de plásticos, entre outros negócios, em franca expansão.
Agora, muitos empreendedores mudam de vida fisgando os clientes pela boca.
Valentin e dona Antonia, do Restaurante São Francisco, fazem isso há quase setenta anos, isso mesmo. E não páram. O restaurante, fundado pelo pai de Valentin, é onde se come a melhor dobradinha, fígado acebolado, virado paulista e língua a caçadora na região do Centro Histórico de Curitiba.
RESTAURANTE S. FRANCISCO - DESDE 1955 https://www.instagram.com/p/C7IRjL6sTFM
A CRISE virou oportunidade para o Marocas, que estava a beira da falência: REINVENÇÃO
Outra história bonita é do restaurante Marocas. Depois de muitas tentativas fracassadas, de ter que enfrentar a pandemia pela frente, os sócios tiveram a sorte de abrir um espaço criativo e agradável na cidade de Irati, Sul do Paraná. O jardim e quintal de uma típica casa de família deu espaço para as mesas e foi sucesso garantido, sem falar da cozinha afetiva, inspirada nos temperos da matriarca da família, que inclusive deu o nome para o estabelecimento, que hoje vai muito bem obrigado.
DIFERENCIAÇÃO: qualidade no produto e atendimento fazem a diferença entre os clientes
UM GIRO PELA FEIRA PARA CONHECER EMPREENDEDORES
"Minha empresa não é pequena. Ela esta pequena", ensinam os consultores Sandro Magaldi e José Salibi Neto em suas palestras quando falam para pequenos empresários.
A necessidade de mudar o jeito de pensar, ter o chamado "mindset" de crescimento, faz parte das lições do empresário Mário Valério Gazin que vendeu um jeep para comprar a sua primeira loja de móveis usados. "Depois da geada negra, que dizimou os cafezais e plantações do Norte do Paraná, muita gente foi embora e eu decidi ficar para ajudar meus irmãos. Não foi fácil. Eu fazia de tudo na loja. Comprava, vendia e até era cobrador, com uma velha lambreta", relembra.
Hoje, o Gazin tem mais de 380 lojas, passou dos 10 mil colaboradores e o faturamento bateu os 10 bilhões de reais. Nada mau, para um empresário que se apresenta como ex-sapateiro e padeiro. Sim, é possível, mas o empreendedor não pode parar.
APRENDA MAIS COM SEU MÁRIO
MAIS UM CAFÉ
Você já viu na rua aquelas cafeterias amarelas? Pois é, quem ainda não ficou curioso com o funcionamento dessas franquias e lojas rápidas. É mais um sonho que virou realidade. Recentemente foi classificada entre as 50 maiores franqueadoras do Brasil. Começou pequena e enfrentou a pandemia. Hoje tem 608 unidades franqueadas e, por opção, nenhuma loja própria.
O Hilston Guerim co-fundador da Mais1 Café, num encontro, nos contou os seus segredos:
- Foco de todos aqui: servir, é inquietude;
- A empresa precisa ser outra a cada 3 meses;
- Vai crescendo como dá;
- Onde está bebendo sua água hoje?
- O nosso funcionário número um virou sócio e número 2 virou franqueado;
- As pessoas compram a empresa e a nossa história;
- Queremos entregar o melhor de tudo. O café é brasileiro. O pão de queijo. O pastel de Belém é português e o croasant vem da França;
- O maior sinônimo de inteligência de uma pessoa é saber mudar;
Bom demais ouvir quem cresce fazendo:
"Eu pedi para sair do Exército para ser empreendedor. Na primeira investida, quebrei. Tive que aprender muito até acertar", contou Hilston Guerin.
Não apenas um sonhador, mas um estrategista, ele conta que tem um time para até 1.000 operações e o novo prédio está preparado atender até 2.500 franquias. Alguma dúvida sobre o caminho que vai trilhar?
LUZ DA INFORMAÇÃO + DICAS PARA TER SUCESSO
Agora, do programa Empretec do Sebrae, o melhor custo benefício em termos de aprendizado da arte de empreender, capturamos as chamadas CCEs (Características do Comportamento do Empreendedor), que são:
1. Buscar oportunidades
2. Ter persistência
3. Foco em resultado
4. Correr risco calculado
5. Ter meta
6. Planejar
7. Buscar informações
8. Fazer rede de contatos
Empreender é a arte de transformar problemas em negócios. A frase resume muito bem o desafio, a missão e propósito da maioria dos empreendedores brasileiros. Poucos mesmo receberam tudo, como se diz, de mão beijada.
Confira a análise e radiografia do movimento empreendedor, numa das nossas conversas com o Vitor Roberto Tioqueta do Sebrae PR
GELADINHO: O COMEÇO DE TUDO
Ainda, na linha do ousar e acreditar, cases não faltam. Um deles, de mais um que começou por baixo, é do hoje mega empresário João Nicastro, fundador e Ceo do J17 Bank.
Ele viu o sonho de menino pobre se tornar realidade. Seu primeiro negócio foi numa caixa de isopor, aos 10 anos, em que vendia geladinho. “Eu me orgulho disso: sempre quis empreender! Sonhar é preciso, mas nunca foi fácil. Foi muito trabalho, mas deu certo”, recorda o empresário paranaense, que teve o primeiro emprego como office-boy e chegou a diretor financeiro. Hoje ele comanda a fintech J17, que nasceu em Londrina e quer ter a força da Faria Lima, mas no interior do Brasil. “Nosso DNA, nossa alma está no interior. Nascemos e crescemos aqui. Nada mais justo que o foco do nosso negócio também esteja centrado, hoje em dia, neste importante pedaço do mercado”, afirma o empresário em um release.
O caminho diário do empreendedor não é só de flores, pelo contrário: RESILIÊNCIA
ATENÇÃO PARA AS DICAS E AVANCE EMPREENDEDOR
PORQUE AS EMPRESAS MORREM
- Falta de Planejamento Financeiro
- Burocracia e Carga Tributária Elevada
- Concorrência Desleal
- Falta de Capacitação Empresarial
- Problemas de Gestão e Governança
- Instabilidade Econômica e Política
- Falta de Acesso a Capital e Crédito
CONSELHOS EM MEIO A CRISE
- Avalie a Situação Financeira Detalhadamente
- Corte Despesas Não Essenciais
- Negocie com Credores e Fornecedores
- Busque Novas Fontes de Receita
- Busque Ajuda Profissional
- Comunique-se
- Mantenha o Foco e a Determinação
DICAS PARA ABRIR UMA EMPRESA
- Faça uma Pesquisa de Mercado Detalhada
- Elabore um Plano de Negócios Completo
- Construa uma Rede de Apoio e Mentoria
- Esteja Preparado Financeiramente
- Priorize a Qualidade e a Inovação
- Concentre-se no Atendimento ao Cliente
- Mantenha-se Flexível e Adaptável
EMPREENDEDORES NAS REDES SOCIAIS
- Conheça seu público-alvo
- Mantenha consistência
- Conteúdo de qualidade
- Interaja com seu público
- Utilize múltiplas plataformas
- Aproveite recursos visuais
- Analise os resultados
Segundo o Sebrae, "os pequenos negócios correspondem a 95% dos empreendimentos formais no país, representam 30% do PIB e impactam diretamente ou indiretamente 47% da população brasileira" - com certeza, uma força impressionante e indispensável.
Não olhar para trás, a não ser para buscar forças.
Está aí mais uma receita para empreendedores. "O futuro só nasce se deixarmos o passado morrer. Uma das coisas que aprendi é que não podemos viver do passado. Só trazer de lá experiências, para que nossas empresas, colaboradores e líderes possam antever o futuro e construir o novo. Precisamos de construtores do futuro, sonhadores daquilo que ainda não estamos vendo. Agora, pela minha experiência, posso afirmar: o futuro será sempre muito melhor do que o passado", nos ensina o empreendedor Mario Gazin, do alto dos seus 75 anos de experiência.
Não poderia ser melhor, para gente encerrar este texto com mais uma palavra: ESPERANÇA.
VAMOS MARATONAR COM HISTÓRIAS EMPREENDEDORAS?
RAFAEL - ELE ESTAVA "QUEBRADO"
OUSADIA DO GUSTAVO
LIÇÕES DA SAMBATECH
https://youtu.be/lMln_H1WZBM
MULHERES EMPREENDEDORAS
https://youtu.be/aFAncCJL7c8?si=iHb4dbrEnZM0Npc1
ANGEL, A MOÇA DO FOOD BIKE
https://www.youtube.com/watch?v=70r3WbNOBfk&t=7s
O REI DA COSTELA E DO ATENDIMENTO
https://www.youtube.com/watch?v=q7HiWMdGMPI&t=2s
O SONHO E A CORAGEM DO FLÁVIO
https://www.youtube.com/watch?v=bzfT7GoUNM4&t=39s
A MELHOR COXINHA DE CURITIBA
https://www.youtube.com/watch?v=NjSxoQqBhSg
MARIA SONHADORA - DE DOMÉSTICA A EMPRESÁRIA
https://www.youtube.com/watch?v=6bXbs1kGLFw&t=6s
ARTESANATO - DOMÍNIO DA ARTE
https://www.instagram.com/p/C8QeuSCsw5U/
AS HISTÓRIAS DO MÁRIO GAZIN
Publicado por
Prof. José Nascimento
Palestrante, professor de pós e consultor. Mentor, Executivo e Escritor Autor de Mundo 6.0 e Drones e Dinossauros.
O TOP DE GESTÃO é um projeto Cidadão, Voluntário, Colaborativo e Gratuito para ajudar empreendedores. Na matéria de hoje, a partir de histórias reais, de pequenos e grandes empreendedores, trazemos dicas importantes para o sucesso. "Os pequenos negócios correspondem a 95% dos empreendimentos formais no país, representam 30% do PIB e impactam diretamente ou indiretamente 47% da população brasileira", destaca o Sebrae PR.
No Brasil temos cada história...