Seja bem-vindo
Maringá,04/10/2024

    • A +
    • A -
    Publicidade

    Suspeita de Césio-137 em Colégio de Sarandi mobiliza segurança pública

    Redação Hoje Maringá
    Suspeita de Césio-137 em Colégio de Sarandi mobiliza segurança pública Foto: Ronaldo Viscovini

    Na noite desta quarta-feira (2), uma operação de segurança foi realizada no Colégio Estadual do Jardim Independência, em Sarandi, após a suspeita da presença de césio-137, um isótopo radioativo usado em tratamentos médicos e equipamentos de radioterapia.

    A suspeita surgiu quando funcionários da escola encontraram um frasco em um laboratório desativado, com uma etiqueta indicando a possibilidade de conter material perigoso. A área foi imediatamente isolada, e a Polícia Militar acionou dois professores especialistas em radiação da Universidade Estadual de Maringá (UEM), que foram ao local com equipamentos de medição.

    Após a inspeção, foi descartada a hipótese de que o frasco continha césio-137. Mesmo assim, o material foi recolhido e enviado à UEM para descarte seguro.

    Esse incidente trouxe à memória o maior acidente com césio-137 no Brasil, ocorrido em Goiânia em 1987, quando catadores de sucata desmontaram um aparelho de radioterapia abandonado, liberando material radioativo. O acidente resultou em 249 casos de contaminação e quatro mortes, reforçando a importância da vigilância e do manejo adequado de materiais radioativos.




    Buscar

    Alterar Local

    Anuncie Aqui

    Escolha abaixo onde deseja anunciar.

    Efetue o Login

    Recuperar Senha

    Baixe o Nosso Aplicativo!

    Tenha todas as novidades na palma da sua mão.