Sesa transfere pacientes do Hospital Metropolitano
A medida foi tomada em resposta aos problemas financeiros enfrentados pela instituição.
Na tarde desta segunda-feira (28), alguns pacientes internados no Hospital Metropolitano de Sarandi foram transferidos para outras unidades, como parte de um plano de contingência implementado pela Secretaria de Saúde do Paraná (Sesa). A medida foi tomada em resposta aos problemas financeiros enfrentados pela instituição.
Embora o hospital seja privado, ele atende pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o que obriga a Sesa a garantir a qualidade do atendimento. No entanto, a situação se agravou devido ao atraso no pagamento dos salários dos funcionários. O Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Saúde declarou estado de greve, após os salários não terem sido quitados até a última sexta-feira (25). Uma assembleia da categoria está marcada para esta terça-feira (29).
O Ministério Público do Trabalho está acompanhando o caso de perto, e uma audiência pública será realizada na próxima quinta-feira (31), às 9h, na Câmara Municipal de Sarandi, para discutir o assunto. A audiência é organizada pela Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).
Em nota, a Sesa afirmou que está monitorando a situação do hospital em conjunto com a 15ª Regional de Saúde, priorizando o atendimento de emergência dos pacientes do SUS. A Secretaria destacou que um plano de contingência foi ativado para redirecionar os pacientes e garantir o atendimento necessário. Além disso, informou que está avaliando medidas para melhorar os serviços prestados pelo hospital, com foco no benefício da população de Sarandi e região. A Sesa garantiu que os pagamentos sob sua responsabilidade estão em dia.