Seja bem-vindo
Maringá,01/11/2024

    • A +
    • A -
    Publicidade

    Mulheres representam apenas 9% dos prefeitos eleitos no Paraná

    Pesquisa mostra ainda que idade média dos escolhidos no Estado é 52 anos

    Redação Hoje Maringá
    Mulheres representam apenas 9% dos prefeitos eleitos no Paraná Elizabeth: eleita em Ponta Grossa (Franklin de Freitas)

    Uma pesquisa da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) traçou um perfil dos prefeitos eleitos e reeleitos no Paraná. De acordo com a sondagem, a idade média dos eleitos é de 52 anos. Em relação à representatividade feminina, apenas 9% são mulheres. O estudo também apontou que 13% dos candidatos a prefeito eleitos no Estado se declararam negros – classificação do IBGE que considerada a população preta e parda. Ainda segundo o estudo, 90% deles possuem educação Básica concluída.

    Entre as 10 maiores cidades do Paraná, duas tiveram prefeitas eleitas: Ponta Grossa, com Elizabeth Schmidt (União), e São José dos Pinhais, com Nina Singer (PSD).

    A média de idade dos eleitos nos municípios paranaenses é superior à nacional, que ficou em 50 anos. O porcentual de mulheres eleitas é menor que a média nacional, que ficou em 13%. No caso de negros eleitos, o índice paranaense, de 13%, é bem menor que o registrado em todo o País, que de 33%.

    Releeição

    Ainda segundo a CNM, no Paraná, oito em cada dez prefeitos que tentaram a reeleição no último domingo alcançaram o objetivo. Dos 203 prefeitos do Estado que disputaram a reeleição, 163 obtiveram êxito. Em 41% das cidades paranaenses, os eleitores optaram pela continuidade da administração O índice paranaense é semelhante ao nacional, onde 82% foram reeleitos, ou seja 2.461 dos 3.006.. Com isso, a maior taxa registrada desde o início das reeleições.

    O poder dos governadores

    O levantamento aponta que o partido político dos candidatos eleitos no segundo turno teve a influência do partido do governador. No Brasil, 65% dos eleitos em segundo turno pertencem a cinco partidos: PSD (9 ou 18%), MDB (7 ou 14%), PL (6 ou 12%), União (6 ou 12%) e Podemos (5 ou 10%). Esse resultado também é similar ao apresentado no primeiro turno, com PSD, MDB e PP liderando em número de cadeiras. Esses partidos também obtiveram maiores taxas de sucesso em suas candidaturas, evidenciando o sucesso de partidos do centro no atual pleito.

    No Paraná não foi diferente. O PSD conseguiu ampliar o seu domínio no estado. A legenda, que tem como seu principal nome o governador Ratinho Jr, havia sido a grande vencedora do primeiro turno do pleito. E agora conquistou mais duas das principais cidades do estado: Curitiba (com Eduardo Pimentel) e Londrina (com Tiago Amaral). Na sequência aparece o PP, cujo maior expoente é Ricardo Barros. Ao todo, 61 municípios elegeram prefeitos associados à legenda, entre eles Maringá, que aclamou Silvio (Barros irmão de Ricardo Barros) como seu prefeito já em primeiro turno. Ele comandará a cidade pela terceira vez (já foi prefeito entre 2005 e 2012).




    Buscar

    Alterar Local

    Anuncie Aqui

    Escolha abaixo onde deseja anunciar.

    Efetue o Login

    Recuperar Senha

    Baixe o Nosso Aplicativo!

    Tenha todas as novidades na palma da sua mão.