Igreja católica deve discutir liberação do casamento para padres, diz Dom Jaime Spengler
Recém nomeado cardeal da Igreja Católica, o arcebispo de Porto Alegre e atual presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) foi o entrevistado do Conversas Cruzadas desta quinta-feira (31)
O celibato dos padres é um tema sensível, mas precisa ser debatido dentro da igreja. É o que defende o recém nomeado cardeal, Dom Jaime Spengler:
— A questão do celibato sempre suscita debates. O celibato na igreja latina é uma questão disciplinar, não é uma questão teológica. Teoricamente falando, se poderia, por uma decisão do Papa abolir esta norma.
Questionado se ele defenderia o fim do celibato, Dom Jaime reiterou a necessidade de aprofundar a discussão, dizendo que, em algumas realidades, poderia se pensar.
Ao longo de uma hora de programa, o novo cardeal brasileiro falou sobre diversos temas e se emocionou ao lembrar da ligação que recebeu do Papa Francisco durante a enchente.
— Levei um susto danado! E aí veio ele dizendo que queria manifestar solidariedade, proximidade. Foi algo extraordinário! De uma forma muito simples, mas eu diria muito humana. Tão humana que se torna quase divina.
Convido-lhe a assistir a íntegra do programa, que aprofundou diversos temas ligados à Igreja Católica.
Léo Saballa Jr. entrevistou Dom Jaime Spengler no "Conversas Cruzadas".
Jornalista e mestre em Comunicação e Informação pela UFRGS. Passou pela Rádio Gaúcha e foi correspondente da emissora em Brasília. Tem uma trajetória de 20 anos no Grupo RBS. É apresentador da RBS TV e do programa "Conversas Cruzadas" no streaming de GZH. Neste espaço, busca abordar uma variedade de temas com análises e informações, proporcionando diferentes perspectivas sobre questões do cotidiano.