“Risco elevado”: Brasil entra alerta de temporais para os próximos dias; veja previsões
A previsão é de chuvas de até 50 milímetros por dia e ventos entre 40 e 60 km/h, com maior risco nas regiões Sul e Sudeste.
O Brasil entra em alerta de temporais nos próximos dias, com previsão de chuva intensa e ventos fortes em várias regiões. Um sistema de baixa pressão sobre o Paraguai, aliado à circulação de ventos em diferentes níveis da atmosfera e uma frente fria em alto mar, deve provocar instabilidade no Sul, Centro-Oeste e parte do Norte do país. Diante disso, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de “perigo potencial” para 12 estados, incluindo São Paulo, Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Paraná e Rondônia.
A previsão é de chuvas de até 50 milímetros por dia e ventos entre 40 e 60 km/h, com maior risco nas regiões Sul e Sudeste. No Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, temporais são esperados a qualquer momento, com ventos que podem alcançar 70 km/h. A Climatempo também aponta risco de tempestades no Triângulo Mineiro e no Estado de São Paulo, especialmente na Região Metropolitana, onde o potencial de transtornos é alto.
O Cemaden alerta para risco moderado de inundações em São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso e Goiás, e uma nova frente fria é esperada para o fim da semana. A Climatempo prevê ainda que essa frente fria poderá intensificar as chuvas em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais entre os dias 6 e 10 de novembro, elevando o risco de transtornos nessas áreas.