Paraná recebe alerta de chuvas intensas para 250 cidades; Maringá está na lista
Segundo o Inmet, há previsão de ventos fortes, com velocidade de até 60 km/h, e chuvas que podem alcançar 30 milímetros por hora ou 50 milímetros ao longo do dia
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo potencial de chuvas intensas para 250 cidades do Paraná. O aviso, que entrou em vigor às 10h desta segunda-feira (4), é válido até às 10h de terça-feira (5).
Segundo o Inmet, há previsão de ventos fortes, com velocidade de até 60 km/h, e chuvas que podem alcançar 30 milímetros por hora ou 50 milímetros ao longo do dia. Apesar das condições meteorológicas adversas, o Instituto informa que o risco de cortes de energia elétrica, quedas de árvores, alagamentos e descargas elétricas é baixo.
O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) esclarece que a instabilidade se deve à presença de uma massa de ar quente e úmido sobre o estado. A previsão para esta segunda-feira é de chuvas ao longo do dia, com distribuição irregular, podendo haver pontos com chuvas de forte intensidade e acompanhadas de raios. No entanto, as chances de tempestades são consideradas baixas.
Para a terça-feira (5), espera-se um predomínio de ar aquecido e úmido, mantendo o tempo instável. As precipitações são mais prováveis a partir da tarde, com pancadas de chuva localmente intensas e a possibilidade de raios. Meteorologistas alertam que não se descarta a ocorrência de algum temporal isolado, e a distribuição das chuvas ainda será irregular, especialmente nas regiões oeste e noroeste do Paraná.