Prefeitura transforma Guarda Civil Municipal e avança com melhorias em segurança
Município implantou um dos sistemas de monitoramento mais moderno do Brasil e ampliou efetivo da Guarda em 43%
Investimentos da Prefeitura de Maringá em tecnologia, inovação, capacitação e valorização dos agentes da Guarda Civil Municipal resultaram em avanços significativos para a segurança pública nos últimos oito anos. O município criou a Secretaria de Segurança e a Guarda Municipal foi armada, ganhou uma escola de formação própria e teve o efetivo ampliado. O município também implantou o Centro de Controle Integrado, um dos sistemas de monitoramento mais moderno do Brasil, regulamentou as patrulhas Maria da Penha e Escolar e iniciou testes com totens de segurança.
Por meio da lei municipal nº 1.269/2020, a Prefeitura de Maringá criou a Secretaria Municipal de Segurança Pública, que passou a ser responsável pelas políticas públicas de segurança e agregou a Guarda Civil Municipal, Defesa Civil, Tiro de Guerra e Junta Militar. Com a criação da secretaria, a Guarda Civil Municipal também passou a funcionar em nova sede.
Por meio da atuação integrada, o município realizou investimentos contínuos na capacitação e valorização dos agentes da Guarda Civil Municipal. O efetivo foi ampliado em 43% e chegou a 166 servidores, com a contratação de mais de 40 novos agentes por meio de concurso público. O município também armou a corporação, instituiu estatuto próprio da Guarda Civil Municipal, regulamentou o plano de carreira dos servidores e garantiu mais de 10 novas viaturas para a instituição.
- Aumento nos homicídios em Maringá acende alerta para segurança pública
- Conseg recebe futuro secretário de Segurança de Maringá
Com um sistema de monitoramento moderno e inteligente, o Centro de Controle Integrado (CCI) foi implantado e reúne 90 câmeras instaladas em pontos estratégicos da cidade. O sistema atua com reconhecimento facial e leitura de placas de veículos. Para garantir mais agilidade no atendimento das ocorrências, o município implantou o Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp CAD), plataforma do Ministério da Justiça para integração de dados com as polícias Militar, Civil e Rodoviária, além do Corpo de Bombeiros e Samu. O sistema possibilita que ocorrências recebidas pelo telefone 153, da Guarda Municipal, sejam disponibilizadas em tempo real para as demais forças de segurança. Além disso, os servidores foram equipados com tablets para compartilhamento de imagens do CCI e consulta de documentos.
O trabalho da Guarda Civil Municipal em prol da segurança dos maringaenses foi ampliado com a regulamentação de patrulhas especializadas na proteção dos estudantes das unidades educacionais do município e das mulheres.