Governo suspende voos para repatriar brasileiros no Líbano e diz que eles terão 'prioridade de embarque' em aviões comerciais
O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva suspendeu, por tempo indeterminado, os voos da Força Aérea Brasileira (FAB) destinados a repatriar brasileiros que desejam deixar o Líbano devido ao conflito entre Israel e o grupo extremista Hezbollah. Até esta quarta-feira (5), dez voos de repatriação haviam sido realizados entre Beirute, capital libanesa, e o Brasil, transportando 2.071 passageiros, incluindo brasileiros e seus parentes de primeiro grau.
No início da operação, o Ministério das Relações Exteriores informou que cerca de 3 mil brasileiros manifestaram interesse em voltar ao Brasil. No entanto, com o decorrer das semanas e várias desistências, o Itamaraty informou que vai "rechecar a lista" de interessados para avaliar a necessidade de novos voos.
Condições para Novos Voos e Alternativas de Retorno
A Embaixada do Brasil no Líbano comunicou que a realização de novos voos da FAB dependerá tanto da demanda de pessoas enquadradas nas prioridades definidas por lei quanto das condições de segurança no local. Não há previsão para o próximo voo de repatriação.
Além disso, o governo firmou um acordo com a Middle East Airlines, que dará prioridade a brasileiros para voos comerciais com destino a Madri, na Espanha, e Frankfurt, na Alemanha. No entanto, as passagens deverão ser compradas pelos próprios passageiros.
A embaixada reiterou a recomendação para que brasileiros residentes ou de passagem no Líbano deixem o país por meios próprios. Até agora, três crianças brasileiras morreram devido à escalada do conflito, incluindo uma bebê de um ano.
Estatísticas dos Voos de Repatriação
Abaixo está o número de pessoas repatriadas em cada voo da FAB:
- Primeiro voo: 229 pessoas
- Segundo voo: 227 pessoas
- Terceiro voo: 217 pessoas
- Quarto voo: 211 pessoas
- Quinto voo: 220 pessoas
- Sexto voo: 212 pessoas
- Sétimo voo: 82 pessoas
- Oitavo voo: 239 pessoas
- Nono voo: 221 pessoas
- Décimo voo: 213 pessoas
Total: 2.071 passageiros repatriados.