Homem cheirando a combustível e carregando tocha e isqueiro é preso no Capitólio, em Washington
As visitas ao Capitólio, sede do Legislativo dos Estados Unidos, foram suspensas nesta terça-feira (5), dia da eleição presidencial americana, após a polícia prender um homem que cheirava a combustível e portava uma tocha e um isqueiro na entrada do centro de visitação. O incidente está sendo investigado pelas autoridades, que não divulgaram mais detalhes. O homem foi detido durante o processo de verificação de segurança.
O Capitólio e a Invasão de 6 de Janeiro de 2021
O Capitólio, um dos principais símbolos de Washington, foi palco de uma invasão em 6 de janeiro de 2021. Naquele dia, apoiadores do então presidente Donald Trump, insatisfeitos com sua derrota eleitoral, invadiram o prédio. A invasão foi estimulada por alegações falsas de fraude eleitoral, promovidas pelo próprio Trump em um discurso inflamado. No momento da invasão, os parlamentares estavam reunidos em sessão para a contagem dos votos do Colégio Eleitoral, que oficializou a vitória de Joe Biden.
Consequências do Ataque ao Capitólio
O ataque ao Capitólio resultou em pelo menos nove mortes e mais de 1.230 pessoas foram acusadas de crimes federais, incluindo invasão, agressão a policiais e conspiração sediciosa. A sentença mais longa, de 22 anos de prisão, foi imposta a Enrique Tarrio, ex-líder dos Proud Boys, que, segundo os promotores, participou de um plano para impedir a transferência de poder de Trump para Biden. Muitos dos envolvidos no tumulto já cumpriram suas penas e foram liberados, incluindo alguns que praticaram atos de violência.