UEM prorroga as inscrições do Vestibular de Verão até 19 de novembro
Ao todo, Vestibular de Verão e PAS somam 1.266 vagas para mais de 70 cursos de graduação presenciais e gratuitos da UEM, distribuídos entre o câmpus sede, em Maringá, e outros cinco câmpus regionais da instituição
A Comissão do Vestibular Unificado (CVU) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) anunciou uma prorrogação das inscrições do Vestibular de Verão 2024. O novo prazo vai até o dia 19 de novembro.
Os candidatos podem efetuar inscrição por meio do site ou do App Vestibular UEM. Para se inscrever, basta selecionar o concurso e prosseguir com o preenchimento do formulário de inscrição. O período para pagamento da taxa de inscrição também foi ampliado – agora, vai até 21 de novembro.
Publicada no edital nº 031/2024-CVU, a decisão diz respeito somente ao Vestibular de Verão. Conforme previsto no cronograma inicial, o Processo de Avaliação Seriada (PAS) 2024 da UEM teve inscrições encerradas nesta terça-feira (5) – o pagamento da taxa de inscrição do PAS, no entanto, ainda pode ser efetuado até quinta-feira (7). A divulgação do edital com a relação de inscrições homologadas e não homologadas ocorre a partir do dia 12 de novembro.
Ao todo, Vestibular de Verão e PAS somam 1.266 vagas para mais de 70 cursos de graduação presenciais e gratuitos da UEM, distribuídos entre o câmpus sede, em Maringá, e outros cinco câmpus regionais da instituição – Cianorte, Cidade Gaúcha, Goioerê, Ivaiporã e Umuarama. Ambos os concursos preveem o ingresso dos aprovados em março do ano que vem, quando o calendário acadêmico da UEM voltará a coincidir com o calendário civil.
Outra novidade é que os processos seletivos ofertam vagas para cinco novos cursos de graduação da UEM – Engenharia Têxtil e Serviço Social, no câmpus de Maringá, e Arquitetura e Urbanismo, Engenharia de Computação e Tecnologia em Gastronomia, no Câmpus Regional de Umuarama (CAU). Recém-aprovadas, as novas graduações receberão estudantes pela primeira vez.
Além disso, cursos já ofertados pela instituição serão desenvolvidos em novos turnos. É o caso da graduação em Música, no câmpus Maringá, que terá aulas em período matutino. Já os cursos de Engenharia Ambiental e Engenharia de Alimentos, ambas do CAU, em Umuarama, passarão a ser ofertados no período noturno.
VESTIBULAR DE VERÃO – Ao todo, o Vestibular de Verão 2024 oferta 892 vagas de graduação, sendo 489 para ampla concorrência e 403 destinadas às cotas. A prova está marcada para 12 de janeiro de 2025, com aplicações nas cidades de Maringá, Apucarana, Campo Mourão, Cascavel, Cianorte, Curitiba, Goioerê, Ivaiporã, Paranavaí, Ponta Grossa e Umuarama.
Antes disso, porém, em 24 de novembro, candidatos ao curso de graduação em Música prestam a prova de habilidades específicas. A avaliação é presencial e será realizada no Bloco B33, localizado no câmpus sede da UEM, em Maringá.
Para o Vestibular, seguem válidas as mudanças promovidas pela CVU no ano passado. A principal delas foi a eliminação da prova de conhecimentos específicos, para que cada candidato possa se inscrever em até três opções de cursos diferentes – os cursos escolhidos não precisam ser de uma mesma área.
Desde os últimos processos seletivos, a novidade tem impactado positivamente no aproveitamento das vagas oferecidas - no Vestibular de Inverno 2024, por exemplo, 99,36% das vagas tiveram candidatos aprovados.
Outras alterações dizem respeito à pontuação da prova. A redação passou a valer 120 pontos, e alguns itens que zeravam a redação foram retirados. Além disso, o candidato que não pontuar nas questões objetivas, ainda assim, terá seu texto avaliado. A desclassificação automática só ocorrerá em caso de falta ou nota zero na redação.
PAS 2024 – As provas do PAS 2024 serão aplicadas em 1º de dezembro, em Maringá e em mais dez cidades paranaenses – Apucarana, Campo Mourão, Cascavel, Cianorte, Goioerê, Ivaiporã, Loanda, Londrina, Paranavaí e Umuarama.
Participam do PAS estudantes de ensino médio de escolas públicas ou privadas de todo o País. A avaliação ocorre de forma seriada: ao final de cada ano do ensino médio, os estudantes realizam uma prova que contempla conteúdos específicos da série em que estão matriculados. O desempenho obtido em cada prova é acumulado e determina o escore final do estudante no processo.
Neste ano, os candidatos à terceira etapa do PAS concorrem a 374 vagas para ingresso na UEM – 209 para ampla concorrência e 165 via política de cotas sociais, para negros e para Pessoas com Deficiência (PcD).