Eleições nos EUA: Partido Republicano conquista a maioria no Senado
Neste ano, um terço dos assentos estava disponível para votação.
A
O Partido Republicano conquistou a maioria no Senado dos Estados Unidos na eleição desta terça-feira (5), retomando o controle da Casa, que estava com os democratas desde 2020.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
Os eleitores norte-americanos elegeram 34 senadores nas eleições deste ano, o que representa um terço das 100 cadeiras do Senado.
Até então, o Senado era composto por 51 democratas e 49 republicanos. No entanto, o Partido Democrata perdeu uma cadeira na Virgínia Ocidental com a vitória do republicano Jim Justice, e outra em Ohio, onde os republicanos derrubaram o senador democrata Sherrod Brown e elegeram Bernie Moreno.
Os esforços democratas para expulsar os republicanos Ted Cruz do Texas e Rick Scott da Flórida fracassaram. O inesperado campo de batalha de Nebraska, no entanto, empurrou os republicanos para a maioria.
Por lá, a senadora republicana Deb Fischer derrotou o novato independente Dan Osborn.
Uma das disputas mais assistidas ocorreu em Montana e foi decidida na manhã desta quarta (6). O democrata Jon Tester, um popular senador de três mandatos, perdeu para Tim Sheehy, apoiado por Trump, um ex-militar da Marinha que fez comentários depreciativos sobre os nativos americanos, um eleitorado importante no estado.
➡️Cada senador tem um mandato de seis anos, com eleições realizadas a cada dois anos para renovar um terço das cadeiras.
Com a nova maioria, o Partido Republicano assumirá o controle das pautas e decisões do Senado — um fator que pode influenciar diretamente as políticas da próxima presidência dos EUA.
Donald Trump é eleito presidente dos EUA
VÍDEOS: mais assistidos do g1