Top 100 de arrecadação: Maringá confirma sua força econômica no Brasil e no Paraná
Maringá ocupa a 43ª posição no ranking dos 100 municípios com maior arrecadação de impostos do Brasil, segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT)
Maringá ocupa a 43ª posição no ranking dos 100 municípios com maior arrecadação de impostos do Brasil, segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT) de 2023. A cidade arrecadou R$ 8,84 bilhões no ano passado, ficando à frente de Londrina, que está na 46ª posição, e apenas atrás de Curitiba e São José dos Pinhais no estado do Paraná.
Esse resultado reflete a importância econômica de Maringá, que continua se destacando por sua base industrial e comercial. A cidade é uma das principais fontes de arrecadação no Sul do Brasil e representa um exemplo de desenvolvimento econômico regional.
São Paulo lidera o ranking com uma arrecadação impressionante de R$ 834 bilhões, representando 30,01% do total dos 100 municípios mais arrecadadores. Porém, ao analisar os dados per capita, Maringá também se destaca, evidenciando a força econômica local em relação à sua população.
Além disso, a pesquisa revelou que as regiões Sudeste e Sul concentram 80% da arrecadação do país, com destaque para o estado de São Paulo, que sozinho abriga 39 municípios no ranking.
Com isso, Maringá se mantém como um polo econômico de grande relevância para o Paraná, consolidando sua posição como um dos maiores contribuintes para o desenvolvimento financeiro do estado e do país.
Melhor cidade para se viver no Brasil
A cidade de Maringá foi novamente reconhecida como a melhor cidade para se viver no Brasil, segundo o recém-divulgado Ranking 2024 da consultoria Macroplan, que lista as "Melhores Cidades para se Viver". A avaliação é baseada no Índice dos Desafios da Gestão Municipal (IDGM), que reúne 15 indicadores divididos em quatro áreas essenciais para a qualidade de vida: educação, saúde, segurança, saneamento e sustentabilidade. Maringá conquistou a primeira posição, com um índice de 0,765, destacando-se em três dessas áreas.