Em apenas uma manhã, PRF flagra mais de 70 toneladas de excesso de peso em caminhões no Paraná
Concreto, combustível, pedra, ração, areia, cimento, madeira e fertilizantes transportados em excesso foram fiscalizados
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) flagrou diversos caminhões com excesso de peso em São Miguel do Iguaçu, na região Oeste do Paraná e em Ponta Grossa, nos Campos Gerais na manhã desta quarta, nas BR-277 e 376.
Em São Miguel do Iguaçu, um caminhão betoneira foi flagrado com 8,8 toneladas de concreto em excesso, enquanto que em Ponta Grossa, um caminhão com fertilizantes foi flagrado com um excesso de 27,2 toneladas.
Apenas nesta manhã, 75,8 toneladas de excesso de peso foram constatadas e autuadas. A operação continua.
Os veículos flagrados com excesso de peso, além de serem autuados pela PRF com valores progressivos conforme o peso constatado, também ficam retidos para regularização. Ou seja, esses veículos só voltam a circular após a regularização do peso transportado.
Até outubro, PRF já flagrou mais excesso de peso no Paraná do que em todo o ano de 2023. Ao considerar o mesmo período, foram localizadas 8,8 mil toneladas de excesso de peso em 2024, contra 6,9 mil toneladas no ano passado. Em todo o ano de 2023 inteiro, o número alcançou 8,7 mil toneladas.
O excesso de peso, além de danificar a via, causando mais riscos e problemas, também danifica os veículos, que circulam sem conseguir fazer uso adequado do sistema de freios e de suspensão, levando grande risco de acidentes, especialmente em trechos de serra.