Domador é Investigado por maus-tratos a cavalo no Paraná
A Polícia Civil em Guarapuava (PR) está investigando um caso de maus-tratos a um cavalo após a divulgação de um vídeo que mostra o domador Adair Teles Mendes agredindo o animal. Nas imagens, Mendes aparece chutando o cavalo, pressionando seu pescoço com o pé e tentando forçá-lo a levantar, mesmo com as patas amarradas. Em entrevista à RPC, o domador admitiu a conduta inadequada e explicou que estava tentando fazer o cavalo ficar de pé durante o processo de doma, alegando que o animal caía ao tentar dar coices. Ele afirmou que, após a gravação, retirou as amarras do cavalo.
O hipologista Daniel Cruz, especialista em comportamento equino, criticou o método utilizado por Mendes e destacou a importância de técnicas mais respeitosas e eficazes no trato com os animais. Segundo Cruz, a racionalidade e o conhecimento tornam o uso da força desnecessário, sendo preferível o uso de práticas modernas que respeitam o bem-estar do cavalo.
O delegado Bruno Miranda Maciozek informou que foi instaurado um termo circunstanciado contra Mendes por maus-tratos. Ele enfatizou que as imagens são suficientes para justificar a abertura do processo. Conforme a legislação brasileira, a pena para maus-tratos a animais pode chegar a um ano de prisão, podendo ser substituída por multa ou prestação de serviços comunitários.