Governo do Paraná adquire 1.400 armas de choque para reforçar a segurança no Estado
A distribuição das armas será feita de forma seletiva: 1.000 serão entregues à Polícia Militar (PM), 300 à Polícia Civil, 98 à Polícia Penal e duas à Polícia Científica.
O Governo do Paraná adquiriu 1.400 armas de choque (tasers) para as forças de segurança do estado, em um investimento de R$ 24,6 milhões. Esses equipamentos são considerados não letais, emitindo choques que afetam o sistema nervoso e temporariamente incapacitam o agressor, com menor risco de causar morte.
A distribuição das armas será feita de forma seletiva: 1.000 serão entregues à Polícia Militar (PM), 300 à Polícia Civil, 98 à Polícia Penal e duas à Polícia Científica. A PM do Paraná possui um efetivo de mais de 23 mil policiais.
A previsão é que os policiais iniciem o uso dos tasers no primeiro semestre de 2025, após passarem por treinamentos especializados. A compra inclui os tasers, acessórios como coldres táticos, cartuchos de reposição, bases de carregamento rápido, trajes para capacitação e óculos de realidade virtual para treinamento sem disparos reais.