Elon Musk participou de chamada entre Trump e Zelensky, diz funcionário ucraniano
Logo após ser eleito, Donald Trump afirmou ao presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, que dará apoio ao país, embora sem fornecer maiores detalhes. A conversa ocorreu em uma ligação telefônica na última quarta-feira (6), e contou com a presença do bilionário Elon Musk, que também falou brevemente com Zelensky. A informação foi revelada por fontes ucranianas e confirmada por veículos como o site "Axios".
Musk, fundador da SpaceX, garantiu ao líder ucraniano que continuará fornecendo os satélites Starlink, essenciais para a conectividade da Ucrânia em meio ao conflito com a Rússia. A chamada, que durou cerca de 25 minutos, é vista como um possível indicativo da influência que Musk pode exercer durante o novo mandato de Trump, especialmente em questões internacionais.
Embora Trump tenha expressado seu apoio à Ucrânia, ele sugeriu durante sua campanha eleitoral que poderia revisar ou reduzir a ajuda militar dos EUA ao país, além de prometer acabar com a guerra "em pouco tempo", sem especificar os meios para tal. Isso gerou preocupações em Kiev, já que o relacionamento entre Trump e o presidente russo, Vladimir Putin, é considerado amigável. Putin, inclusive, elogiou Trump após sua vitória e manifestou interesse em restabelecer laços com os Estados Unidos.
Por outro lado, Zelensky mantém uma postura firme de não fazer concessões territoriais à Rússia para encerrar o conflito, deixando claro que não aceitará ceder parte da Ucrânia em possíveis negociações de paz.