Trump já prepara retirada dos Estados Unidos do Acordo de Paris, diz jornal
A equipe de transição do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, já está trabalhando em ordens executivas que devem retirar o país, mais uma vez, do Acordo de Paris, um tratado internacional assinado em 2015 com o objetivo de limitar o aquecimento global. A notícia foi divulgada nesta sexta-feira (8) pelo jornal "The New York Times".
➡️ Participe do nosso grupo de WhatsApp
O Acordo de Paris visa conter o aumento da temperatura global abaixo de 2ºC até o final deste século, com uma das principais metas sendo a redução das emissões de gases de efeito estufa. Trump retirou os EUA do acordo em 2020, mas o país voltou a participar sob o governo de Joe Biden em 2021. Agora, o governo Trump planeja abandonar o tratado novamente.
Além disso, o próximo governo Trump estuda reduzir o tamanho de alguns parques nacionais, atualmente protegidos, para permitir novas atividades de perfuração e mineração. Também há a expectativa de que ele encerre a pausa nas permissões para novos terminais de exportação de gás natural.
Entre outras possíveis ações estão a revogação de uma autorização especial que permite à Califórnia e outros estados manterem padrões de poluição mais rígidos do que os federais. A equipe de transição também discute a mudança da sede da Agência de Proteção Ambiental (EPA) para fora de Washington, como parte de um esforço para descentralizar o órgão.
Durante sua campanha, Trump prometeu revogar várias restrições ambientais, incluindo medidas para impulsionar a produção de veículos elétricos como parte da transição energética. Essas propostas geram grande preocupação entre ambientalistas e especialistas na área, que veem essas mudanças como um retrocesso nas políticas de combate à crise climática.