Câmara implanta novo sistema de votação eletrônica e transmissão de sessões
O contrato firmado para o fornecimento e gerenciamento do novo sistema tem duração de 60 meses e valor anual de R$ 226 mil
A Câmara Municipal de Maringá implementou um novo sistema de votação eletrônica e transmissão de sessões, com o objetivo de aumentar a transparência e a eficiência das atividades legislativas. O painel de votação anterior, que estava em operação há mais de 20 anos, foi substituído por um moderno equipamento digital. O novo sistema inclui recursos avançados como áudio e vídeo em alta definição, registro biométrico de votos e controle de frequência, além de permitir a visualização de pautas e oradores.
A mudança foi necessária para atender ao aumento no número de vereadores no Plenário, que passará de 15 para 23 na próxima legislatura. O sistema antigo, com capacidade para registrar os votos de até 21 parlamentares, já não atendia às novas demandas e a adaptação do equipamento antigo se tornava financeiramente inviável, além da dificuldade de manutenção, pois várias peças estavam descontinuadas. O novo sistema resolve essas questões, oferecendo mais recursos e maior confiabilidade.
Além da troca do painel, foram instaladas câmeras em pontos estratégicos do Plenário para permitir a transmissão ao vivo das reuniões das Comissões Permanentes e das Licitações, ampliando a transparência das atividades legislativas e facilitando o acesso da população às informações.
O contrato firmado para o fornecimento e gerenciamento do novo sistema tem duração de 60 meses e valor anual de R$ 226.080,00, com a empresa contratada também responsável pela manutenção e suporte contínuo do sistema.