Restauração em concreto de rodovia do Paraná passa de 80%; veja detalhes:
Novo pavimento rígido de concreto deve ser finalizado ainda em novembro, com outros serviços prosseguindo no início do ano que vem. Investimento é de R$ 188,9 milhões.
A restauração em concreto da PRC-280 entre Palmas e Clevelândia, na região Sudoeste, atingiu a marca de 83,81% de execução na medição mais recente, de outubro. Já foram investidos R$ 157.785.107,17 na obra, que é administrada e fiscalizada pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL).
A previsão é de concluir até o final do mês o novo pavimento de concreto neste trecho de 45 quilômetros, executado utilizando a técnica whitetopping. Ela consiste em aproveitar o pavimento asfáltico antigo, após melhorias, como base para a execução das placas de cimento de concreto Portland. Isso inclui terceiras faixas e também acostamentos.
Na sequência os trabalhos ficam concentrados em serviços complementares, devendo ser finalizados no primeiro trimestre do ano que vem. Eles incluem a execução de sarjetas triangulares de concreto e outros dispositivos de drenagem de águas, plantio de grama nos espaços ao lado da pista, bem como finalizar a nova sinalização horizontal, instalar placas, tachas refletivas e defensas metálicas.
O trecho está com operação pare-e-siga 24 horas por dia, com os serviços realizados em um dos sentidos da rodovia de cada vez, mas a maioria do trecho já foi concretado em ambos.
MARIÓPOLIS – Uma novidade este mês foi o início dos serviços de reciclagem dos acostamentos da PRC-280 em Mariópolis, em preparativo para a restauração em concreto da rodovia no trecho entre Clevelândia e Pato Branco. Esta será a terceira obra de whitetopping na região.
Desta vez o investimento será de R$ 180.950.000,00, com a concretagem começando em janeiro. Este trecho tem 37,94 quilômetros de extensão.
CONCRETO – O pavimento rígido de concreto tem vida útil maior, de 20 anos, o dobro do pavimento asfáltico, menor custo de manutenção e conservação, é mais seguro contra derrapagem e lida melhor com drenagem de água da chuva.
Devido ao grande volume de tráfego de caminhões na rodovia PRC-280, uma ligação entre o Sudoeste e o Sul do Estado, o pavimento rígido se mostra a melhor solução para garantir mais segurança e conforto aos usuários. Ele já foi utilizado no trecho entre o Trevo Horizonte em General Carneiro e Palmas.