Fórum de Gestores Públicos e Congresso de Conselhos de Desenvolvimento colocam grandes projetos em debate em Maringá
Mais de mil pessoas, entre lideranças, gestores públicos e representantes de Conselhos de Desenvolvimento Econômico de 57 cidades brasileiras participam do PLANEJA BRASIL, em Maringá
Mais de mil pessoas, entre lideranças, gestores públicos e representantes de Conselhos de Desenvolvimento Econômico de 57 cidades brasileiras participam do PLANEJA BRASIL, em Maringá.
O primeiro painel, pela manhã, com o tema “Planejamento em tempos bons e ruins”, teve a participação do prefeito Anderson Farias, sede São José dos Campos; do prefeito Ulisses Maia, de Maringá; do secretário de Planejamento do Estado, Guto Silva e do comentarista econômico da CBN, Teco Medina.
O tema gerou um debate riquíssimo em argumentos e ideias que o Secretário Guto Silva resumiu com a frase: “Quem planeja tem futuro. Quem não planeja tem destino… incerto”.
Os prefeitos de Maringá e São José dos Campos apresentaram dados importantes das suas cidades que são referência em qualidade de vida no Paraná e no estado de São Paulo.
São debates como esse, as reflexões que surgem e as ações que podem ser multiplicadas que vão contribuir para mudar o cenário do nosso país”, disse o comentaria econômico, Teco Medina.
Codem
Mohamed Ali Awada, presidente do CODEM
O presidente do CODEM, Mohamad Ali Awada, disse que há muito tempo os integrantes do Conselho de Desenvolvimento Econômico da cidade esperavam por um evento como esse, onde pudessem compartilhar experiências e resultados.
A tarde, as histórias de sucesso foram compartilhadas pelo empresário Jeferson Nogaroli, um dos idealizadores do CODEM e CEO e pelo presidente da Oeste Desenvolvimento, Rainer Zielasko, que apresentou o projeto que uniu as cidades da região Oeste do Estado em defesa do fortalecimento econômico da região.
Macroplan
Quem também participou do painel sobre “Planejamento e prática” foi Glaucio Neves, sócio diretor da Macroplan, especializado em projetos de desenvolvimento de alta complexidade.
Em sua palestra, Paulo Takito (foto), fundador da Urban System, destacou a importância do planejamento urbano para a gestão pública. O primeiro dia do encontro, o arquiteto e urbanista do Instituto Lerner, Luiz Hayakawa, falou sobre cidades integrativas. E para fechar a programação desta terça-feira, o convidado foi Walter Longo,professor, escritor, especialista em inovação e transformação digital.
O evento continua nessa quarta-feira, 13, com palestras e painéis que vão debater governança compartilhada e o engajamento da sociedade, com a participação de representantes de Conselhos de Desenvolvimento de várias regiões do país.