Homem que se explodiu em Brasília foi candidato a vereador em Rio do Sul (SC)
Conhecido como Tiu França, Francisco Wanderley Luiz foi candidato a vereador pelo PL em 2020, mas não se elegeu
Tiu França, como era conhecido Francisco Wanderley Luiz, de 59 anos, era de Rio do Sul, em Santa Catarina. Ele foi candidato a vereador pelo PL, em 2020, mas não foi eleito. Ele se explodiu na Praça dos Três Poderes na noite desta quarta-feira (13/11). Ele é autor de várias postagens nas redes sociais com ataques às instituições da República e políticos. Ele chegou a antecipar o atentado com bombas na sede do Supremo Tribunal Federal.
De acordo com testemunhas, o homem acionou uma bomba contra si mesmo. Ele ainda teria tentado lançar os explosivos contra a estátua que fica em frente ao prédio do STF.
Em uma das publicações, ele fez uma selfie no plenário do STF. “Deixaram a raposa entrar no galinheiro (chiqueiro) ou não sabem o tamanho das presas ou é burrice mesmo. Provérbios 16:18 (a soberba precede a queda)”.
Nas publicações, ele chegou a proferir ataques ao vice-governador Geraldo Alckmin (PSB); aos ex-presidente José Sarney e Fernando Henrique Cardoso e ao apresentador do Jornal Nacional Willian Bonner. “Cuidado ao abrir gavetas, armário, estantes, depósito de matérias”. Em outra publicação, ele criticou o processo eleitoral brasileiro e pediu “urnas auditáveis”.
Tiu França era o dono do carro que explodiu na Praça dos Três Poderes, próximo ao STF | Foto: Reprodução