Fuscas temáticos da Segurança Empresarial viram atrativos na Itaipu
Dois fuscas temáticos, caracterizados como antigas viaturas, tornaram-se atração nas comemorações dos 50 anos de criação da área de Segurança Empresarial da Itaipu Binacional, celebrados em 3 de outubro. Os fusquinhas marrom-glacê e branco, as cores do uniforme dos agentes da época, estão em exibição nas barreiras de entrada da usina em Foz do Iguaçu, Brasil, e Hernandárias, Paraguai.
Esses carros nostálgicos, além de atrair a curiosidade de visitantes que aproveitam para tirar fotos, remetem ao passado das patrulhas realizadas pela segurança da usina nos anos 1970 e 1980, durante a construção da hidrelétrica. Naquela época, o Fusca era o principal veículo utilizado para rondas tanto no canteiro de obras quanto nas vilas operárias.
O Fusca brasileiro pertence ao ex-colaborador Luiz Garcia, que trabalhou 31 anos na segurança da Itaipu e transformou um modelo de 1974 em uma réplica das viaturas originais. Garcia recuperou a sirene original e o giroflex da Polícia Federal, preservando detalhes históricos. O carro tem sido exibido em eventos e exposições de veículos antigos. Já o Fusca paraguaio é de propriedade do funcionário Juan Carlos Olmedo Portillo, que também é colecionador de carros antigos e decidiu caracterizar o seu veículo recentemente.