Planeja Brasil reuniu lideranças de mais de 70 cidades brasileiras em Maringá
Durante dois dias, lideranças, representantes de conselhos de desenvolvimento, especialistas e gestores debateram ideias, compartilharam projetos e ouviram grandes nomes da atualidade
Foram dois dias com grandes paineis, palestras e muitas reflexões propostas por especialistas, governantes, técnicos e lideranças de todos os setores que trabalham ou estão se preparando para desenvolver a gestão colaborativa em suas cidades.
O presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá, Mohamad Ali Awada, que recebeu e ouviu pessoas que vieram de todas as regiões do país fez questão de lembrar como surgiu o CODEM, que hoje é uma referência para todo o país. “A ideia de reunir moradores da cidade, lideranças de diversos setores para formar um conselho que acompanhasse o trabalho da gestão pública surgiu nos anos 90, numa época em que o desenvolvimento de Maringá não apresentava um bom desempenho, então a sociedade se uniu para buscar soluções e de lá pra cá temos feito história e ajudado muitas outras cidades na implantação dos seus conselhos.
- ➡️ Siga nosso Instagram
- ➡️ Participe do nosso grupo de WhatsApp
- ➡️ Se inscreva no canal @hojemaringa do YouTube
Os resultados que essas cidades apresentaram em Maringá são surpreendentes. Isso mostra o quanto a sociedade engajada pode promover o crescimento e a evolução dos seus resultados”. Quem também esteve bastante envolvido na organização do evento foi o ex-presidente do CODEM, José Roberto Mattos, sócio do GMC, Grupo Maringá de Comunicação, fez questão de destacar que “esse foi um primeiro evento e vamos debater as experiências dos conselhos de desenvolvimento e como eles têm contribuído para a gestão pública. Essa sinergia só enriquece o trabalho da gestão pública, melhorando os resultados para toda a população, na educação, na saúde, na economia, em todas as áreas”
O debate sobre ações que vem sendo colocadas em prática e as possibilidades disponíveis para a gestão pública, do planejamento à utilização de ferramentas de Inteligência Artificial visa apresentar um mapa dos recursos e oportunidades existentes. Além do cenário econômico apresentado por Teco Medina, comentarista da CBN, e pelo economista Bruno Carazza, comentarista do Jornal da Globo e colunista do Valor Econômico.
Para debater a governança compartilhada, estiveram presentes no painel de debate os presidentes dos conselhos de desenvolvimento de Marilia (SP), Carlos Francisco Bittencourt Jorge, de Criciúma (SC), Marlon Furukawa, o assessor do Senai Tecnologia e inovação, Marcus Von Borstel, também, José Bernardo Toro, filósofo e educador colombiano.
O presidente da Oeste Desenvolvimento, Rainer Zeilasko trouxe a experiência do planejamento regional como motor de desenvolvimento econômico local no mesmo painel em que Glaucio Neves, sócio-diretor da Macroplan, abordou a importância dos indicadores, com a participação do empresário Jefferson Nogaroli, um dos idealizadores do CODEM. “A participação dasociedade tem sido fundamental para o crescimento e o avnaço de Maringá”, destacou.
O tema ‘Planejamento Urbano’ trouxe a Maringá Paulo Takito, cofundador da Urban Systems e o arquiteto urbanista, Luis Hayakawa, do Instituto Lerner. Nos vários exemplos que apresentou, Hayakawa fez questão de reforçar que “a cidade não é só construção, são pessoas. É preciso ter as pessoas como referência”, disse.
Uma das palestras que mais encantaram o público foi a do especialista em inovação e transformação digital, Walter Longo, que apresentou ferramentas que podem agilizar e facilitar ações do setor público. As cidades de Maringá e São José dos Campos (SP) foram apresentadas como referência ao público pelos gestores, os prefeitos Ulisses Maia e Anderson Farias, respectivamente.
Tanto Maringá, mais uma vez reconhecida como a melhor cidade do país para se viver, quanto São José dos Campos, uma das mais seguras, tem como base para o desenvolvimento o planejamento e a inovação. O prefeito eleito de Maringá, Silvio Barros, encerrou o evento reforçando a importância da gestão colaborativa e trazendo vários exemplos de sucesso, a partir do planejamento e do olhar voltado para o futuro, “e isso não é de agora”, lembrou. Barros citou como exemplo um projeto habitacional do Egito, onde cidades estão sendo construídas no deserto, para receber a população de grandes conglomerados populacionais onde famílias vivem em condições precárias. Muitas estão residindo em um cemitério que se tornou uma cidade. É um grande desafio, mas o projeto é ousado. É preciso ter coragem”.
Muito feliz com o resultado desse grande encontro realizado em Maringá, o presidente do Codem de Maringá, Mohamad Awada.
Mohamad Awada, presidente do Codem
“Não resta dúvidas de que este foi apenas o primeiro encontro. Nós vamos promover outros eventos para reunir os Conselhos de Desenvolvimento É preciso e é possível desenvolver as nossas cidades em todas as regiões do Brasil e nós vamos trabalhar fortemente para que isso aconteça”, finalizou.