Muro do Santa Felicidade será grafitado por 30 artistas
Projeto cultural propõe a ressignificação do espaço celebrando a cultura urbana
O projeto Muros que Unem – Edição Santa Felicidade, idealizado e organizado pelos artistas Frank Paris e Mel Ramos, terá sua primeira edição nos dias 7 e 8 de dezembro, contando com a participação de 30 artistas de Maringá e região. Serão criados trinta murais individuais que, juntos, formarão um grande mural de arte urbana, promovendo a arte do graffiti e muralismo, ressignificando um local que já foi considerado símbolo de segregação social e discriminação. O muro, localizado na Av. Cerro Azul, foi construído para isolar visualmente o bairro, então tido como marginalizado. Agora, ele se tornará uma galeria a céu aberto de aproximadamente 120 metros de extensão.
Viabilizado por meio do Prêmio Aniceto Matti, o projeto ainda irá oferecer uma oficina de técnicas básicas de spray ministrada por Mateus Rosa, de forma gratuita e acessível em Libras (Língua Brasileira de Sinais), além de promover entretenimento com a discotecagem de quatro DJs (O Ark, Tiago Porto, Camis e Antonini) durante as duas tardes do evento, em uma grande celebração da cultura urbana.
O “Muros que Unem” surgiu há alguns anos, sem grandes pretensões, totalmente independente e voluntário, levando murais de graffiti para os bairros, especialmente os mais distantes do centro e dos espaços tradicionais de arte. A proposta era inserir no cotidiano da população, nos trajetos das pessoas, obras que estimulem e/ou questionem.
Em 2020, Frank e Mel tiveram seu primeiro projeto contemplado pelo Prêmio Aniceto Matti (edição 2019), o ‘Muraliza Maringá’ , por meio do qual realizaram quatro murais de graffiti e duas oficinas gratuitas de técnicas básicas de spray. Os locais foram escolhidos conforme critérios como facilidade de acesso, grande movimentação de pessoas, proximidade a pontos de ônibus e maior descentralização. “Este é um movimento natural do graffiti: a descentralização da arte, a popularização dos painéis, levando toda a potência das artes que gritam nas ruas para os muros cinzas, inserindo a arte no cotidiano semi-automático da população, com suas preocupações diárias”, explica o organizador Frank Paris.
Para os organizadores, além de promover a arte do graffiti, o projeto busca valorizar os artistas e incentivar mais pessoas a se expressarem por meio da arte, não apenas pela oficina de pintura com spray, mas também pelo evento como um todo, pela união proposta e pelo intercâmbio cultural promovido. A ideia é que os 30 participantes interajam entre si, trocando experiências e expandindo o networking de cada um. São 14 grafiteiros de Maringá, sete de Londrina, quatro de Apucarana, dois de Cianorte e mais três representando as cidades de Iguaraçu, Paraíso do Norte e Astorga. São eles: Anarca, Barão, BrejoTCW, Bronka, Bode, Capoeira, Cornêta, Drs, Hugo Rocha, Izack, Japa, Jonez, Josi Casadei, Juca Medeiros, Kenia Kuriki, Maju Esteves, Mano Tody, Marina Mello, Mateus, Mel Ramoz, Nardo, Narizinho, New Move, Raffexx, Ras, Renans, Santana, Sayuri Mina, Thiagu Agu e Zion. Com as diferentes linguagens e estilos de cada artista, o projeto também tem o potencial de estimular o olhar e a percepção do público para as artes urbanas.
As inscrições para a oficina de técnicas de spray abrem no dia 20 e serão realizadas por meio do preenchimento de um formulário online. A prioridade será para os moradores do bairro Santa Felicidade e dos bairros vizinhos, com o objetivo de estimular o desenvolvimento artístico e social da comunidade/região que receberá o projeto.
Serviço:
Muros que unem - Edição Santa Felicidade
Dias 7 e 8 de dezembro, das 9h às 19h, no Muro do bairro Santa Felicidade (Av. Cerro Azul)
Link de inscrição da oficina “Técnicas Básicas de Pintura com Spray”:
A oficina será no dia 08/12, das 10h às 11h30, no mesmo local.
Mais informações: https://murosqueunem.wixsite.com/santafelicidade
Siga também o instagram @murosqueunem
Produzido com verba de Incentivo à Cultura
Lei Municipal de Maringá n.º 11200/2020
Prêmio Aniceto Matti