Brasil, ONU e Unesco firmam acordo de combate à desinformação sobre mudanças climáticas
A Iniciativa Global para Integridade da Informação sobre Mudanças do Clima foi lançada em uma coletiva de imprensa durante o G20, no Rio de Janeiro, com o objetivo de fortalecer a pesquisa e as medidas para combater a desinformação sobre as mudanças climáticas. O acordo, firmado entre o governo brasileiro, as Nações Unidas (ONU) e a Unesco, visa combater as fake news que dificultam a implementação de ações climáticas urgentes.
A diretora-geral da Unesco, Audrey Azoulay, destacou o papel essencial dos jornalistas na disseminação de informações confiáveis sobre o clima, ajudando a interpretar dados científicos complexos. O governo brasileiro, representado por Paulo Pimenta, ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social, ressaltou a relevância crescente do combate à desinformação em fóruns internacionais e a importância de integrar a discussão sobre inteligência artificial nesse contexto.
A iniciativa já conta com a adesão de países como Chile, Dinamarca, França, Marrocos, Reino Unido e Suécia, e mais países estão sendo convidados a participar. A cerimônia também contou com a presença de outros representantes internacionais, como Melissa Fleming, da ONU, e Camille Grenier, do Fórum sobre Informação e Democracia.