Com medo da Rússia, Suécia faz vídeo para instruir população em caso de guerra
A Suécia, país nórdico que até recentemente adotava uma postura de neutralidade, está tomando medidas de precaução diante da crescente ameaça da Rússia, especialmente após sua adesão à Otan em 2023. O governo sueco começou a distribuir uma cartilha para todos os lares do país, alertando sobre o risco de um possível conflito e orientando os cidadãos a se prepararem para situações de emergência. A cartilha também foi complementada por um vídeo, lançado esta semana, com instruções para garantir a segurança da população.
O governo orienta que todos os cidadãos entre 16 e 70 anos podem ser convocados para defender o país em caso de guerra. A cartilha recomenda que a população tenha pelo menos uma semana de suprimentos essenciais, como alimentos enlatados, água, roupas quentes, itens de higiene, um rádio a pilha, e primeiros socorros. Além disso, o governo sugere que os suecos se preparem com antecedência e aprendam a identificar os abrigos e os tipos de sirenes de alerta em suas cidades.
- ➡️ Siga nosso Instagram @portalhojemaringa
- ➡️ Participe do nosso grupo de WhatsApp
- ➡️ Se inscreva no canal @hojemaringa do YouTube
A Suécia, que fazia parte do grupo de países com tradição de neutralidade, agora se vê em um cenário de insegurança, especialmente devido à proximidade com a Rússia. A adesão à Otan, considerada um movimento estratégico, tem sido vista como uma resposta às ameaças de Moscou, que enxerga a aliança como seu principal rival no cenário geopolítico atual.
O governo sueco enfatiza a necessidade de preparação individual, já que a maioria da população deve estar pronta para se virar sozinha por pelo menos uma semana, caso ocorra um conflito. As instruções visam garantir que a população esteja preparada para qualquer emergência, mantendo a tranquilidade e a ordem em tempos de crise.
Veja o vídeo e a postagem original: