Maduro anuncia nova etapa na 'poderosa aliança' da Venezuela com Irã
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou uma nova etapa na aliança estratégica com o Irã, durante encontro com o ministro da Defesa iraniano, general Aziz Nasirzadeh, em Caracas, na quarta-feira (21). Os dois países, que mantêm uma relação de 20 anos, formalizaram novos acordos, incluindo a transferência de tecnologia iraniana em Inteligência Artificial, e revisaram cerca de 80 tratados firmados entre 2022 e 2023.
Maduro destacou que a parceria desafia sanções impostas pelos Estados Unidos e representa uma oposição ao imperialismo e ao hegemonismo global. O ministro iraniano, por sua vez, classificou os dois países como "amigos e irmãos em um único barco", reforçando a unidade contra o sistema hegemônico mundial.
A cooperação entre Venezuela e Irã se intensificou desde o governo do ex-presidente Hugo Chávez, e os recentes acordos representam mais de um terço do total firmado nas últimas duas décadas. Ambos os governos afirmam que as sanções aumentaram sua determinação em fortalecer suas economias e autonomia tecnológica.