UEM evolui em ranking e está entre as cinco melhores estaduais do Brasil
Publicado na última semana pela revista britânica Times Higher Education (THE), o Latin America University Rankings 2024 atestou a evolução da Universidade Estadual de Maringá (UEM) em âmbito nacional e internacional.
A publicação especializada em ensino superior classificou a UEM entre as cinco melhores universidades estaduais do Brasil, ao lado da Universidade de São Paulo (USP), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
A UEM segue, portanto, na liderança entre as universidades estaduais da região Sul do país. Além disso, figura na segunda colocação entre todas as Instituições de Ensino Superior (IES) do Paraná, atrás somente da Universidade Federal do Paraná (UFPR) na classificação geral.
De acordo com o reitor, Leandro Vanalli, o resultado do ranking reflete o trabalho da administração na busca por recursos e investimentos, bem como o esforço diário da comunidade acadêmica. "Todas as ações da gestão são voltadas a garantir a melhoria contínua dos serviços prestados pela Universidade a seus servidores e estudantes, bem como à comunidade externa, em todos os locais onde nos fazemos presentes por meio do ensino, da pesquisa e da extensão. E o bom posicionamento neste ranking confirma a tendência de evolução ano a ano, pois temos visto a UEM e as demais universidades paranaenses crescendo perante as IES do Brasil”, celebrou.
Considerando todas as universidades federais, estaduais e privadas do Brasil, a UEM obteve destaque ao ingressar no top-25 nacional - a Universidade foi ranqueada na 24ª colocação, um salto de quatro posições em relação ao ano passado. Em âmbito latinoamericano, a UEM também obteve um avanço importante: subiu do 50º lugar, em 2023, para a 38ª colocação em 2024, como mostra o infográfico abaixo.