Seja bem-vindo
Maringá,23/11/2024

    • A +
    • A -
    Publicidade

    Práticas que Transformam: ações escolares são premiadas

    Prêmio reconhece ações desenvolvidas em escolas públicas e privadas na região de Maringá

    Juliane Guzzoni / Codem
    Práticas que Transformam: ações escolares são premiadas Premiação do "Práticas que Transformam", em 2023

    Que a criatividade do professor transforma a educação e a perspectiva dos jovens, disso ninguém dúvida. Mas o trabalho autoral e diferenciado que existe na maioria das escolas a partir da iniciativa de professores comprometidos com o desenvolvimento dos jovens nem sempre é conhecido. Foi pensando em reconhecer essas ações que a Secretaria de Educação de Maringá criou o Prêmio Práticas que Transformam, em parceria com a Câmara Técnica do CODEM - Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá.

    Os projetos inovadores desenvolvidos em escolas públicas e privadas da região são muito bem vindos no Prêmio. As inscrições encerraram no último domingo, dia 17. Este ano, 85 projetos de escolas públicas e privadas da região foram inscritos. Agora esses projetos passam por uma etapa de avaliações.

    O projeto envolve profissionais de toda a rede de educação de Maringá e região. O ‘Práticas que Transformam’ é realizado há 4 anos em Maringá e tem como objetivo incentivar ações inovadoras e ideias de profissionais ligados à educação, dentro e fora da sala de aula. Todo profissional que trabalha na educação básica, ou seja, na educação infantil, ensino fundamental, médio ou profissionalizante de Maringá ou de cidades da região, pode participar do Prêmio. O objetivo é estimular o desenvolvimento de boas práticas que acontecem nas unidades escolares. Além dos professores, podem participar também diretores, supervisores, secretários, merendeiros, zeladores e demais servidores que atuem na escola: para participar, tem que trabalhar em uma escola.

    Este ano são 8 categorias e em cada uma delas serão premiados os dois primeiros lugares. Não há limite de inscrições por participante, mas no momento da inscrição, o projeto deve estar em andamento ou ter sido finalizado entre janeiro de 2023 e agosto de 2024. 

    O presidente da Câmara Técnica de Educação do CODEM, professor Guaracy Silva, incentivador do concurso, reconhece as iniciativas dos professores e demais profissionais da educação de Maringá e região. “Valorizar a educação é assegurar o nosso futuro”, afirma.

    Centenas de projetos foram inscritos, todos muito interessantes e que merecem reconhecimento, mas a concorrência é sempre acirrada. 

    A entrega da premiação será no dia 11 de dezembro, durante um grande evento que será realizado no auditório da Sicredi Dexis, a partir das 19h30.


    Educação enxuta

    Na noite da premiação, o professor Paulo Tomazinho, que é doutor em educação, realizará a palestra “Educação enxuta”.

    Fundador da Meta Aprendizagem, ele é também idealizador do projeto Escola de Didática e autor dos livros “Fechando Lacunas: Como Neurociência explica o processo ensino e aprendizagem” e “Didática Assimétrica”.


    Leia mais:


    Conheça alguns dos Projetos premiados nas últimas edições do Prêmio Práticas que Transformam:

    Hospital das palavras - A professora Silvia Fonseca, de uma escola municipal de Maringá, procurava resgatar a ortografia correta de palavras mais difíceis. Numa dinâmica muito criativa, as crianças eram convidadas a se tornarem “doutoras” das palavras, ajudando a socorrer e recuperar a escrita correta.

    Caixa de lápis tons de pele - A professora Fernanda Canova mobilizou as crianças para criarem uma caixa de lápis de cor com os tons da pele dos brasileiros. Foi um método muito criativo de trabalhar temas como inclusão e preconceito.

    Tente, invente, pense diferente - Num período ainda de pandemia, a professora Franciele Javorski, da rede particular, usou recursos da tecnologia para espalhar mensagens motivacionais para a comunidade. As mensagens foram distribuídas por QRCode pela cidade. Ao fazer a leitura do QRCode, as pessoas recebiam uma mensagem inspiradora.

    Que legal, tem Ioga na escola -  Procurando levar mais equilíbrio emocional para o ambiente escolar, a professora Andressa Campos introduziu a prática da ioga em um Centro Municipal de Educação Infantil, transformando a dinâmica escolar de forma lúdica.


    As inscrições foram feiras por profissionais da educação nas 8 categorias:

    • Práticas inovadoras em Tecnologias de Informação e Comunicação;
    • Práticas inovadoras em Educação Empreendedora;
    • Práticas inovadoras no Ensino dos Componentes Curriculares;
    • Práticas inovadoras em Saúde física e socioemocional;
    • Práticas inovadoras em Acesso à cultura e bens artísticos;
    • Práticas inovadoras em Interações entre escola e comunidade;
    • Práticas inovadoras em Educação Ambiental e Sustentabilidade. 
    • Práticas inovadoras no contexto escolar. (categoria administrativa/operacional) 




    Buscar

    Alterar Local

    Anuncie Aqui

    Escolha abaixo onde deseja anunciar.

    Efetue o Login

    Recuperar Senha

    Baixe o Nosso Aplicativo!

    Tenha todas as novidades na palma da sua mão.