Ministro israelense quer reduzir a população de Gaza pela metade
O ministro das Finanças de Israel, Bezalel Smotrich, membro da extrema direita israelense, afirmou nesta terça-feira (26) que Israel deveria "conquistar" a Faixa de Gaza e promover a "emigração voluntária" para reduzir pela metade a população palestina na região. As declarações ocorreram durante um simpósio organizado pelo Conselho Yesha, que representa os colonos israelenses na Cisjordânia ocupada.
Smotrich, que lidera o Partido Sionista Religioso, vê a possibilidade de "uma oportunidade única" para implementar essas ações com a eventual volta de Donald Trump ao poder nos Estados Unidos. “Podemos criar uma situação em que, dentro de dois anos, a população de Gaza será reduzida pela metade”, declarou.
O político nasceu em um assentamento nas Colinas de Golã, área internacionalmente reconhecida como território sírio, e é um defensor da ocupação dos territórios palestinos.
Desde o início do atual conflito entre Israel e o Hamas, que começou em 7 de outubro após um ataque do grupo extremista ao território israelense, a ofensiva militar já deixou mais de 44 mil mortos na Faixa de Gaza, segundo o Ministério da Saúde local, controlado pelo Hamas. A ONU relatou que 70% das vítimas confirmadas são mulheres e crianças.