Justiça determina afastamento de secretário de Mobilidade Urbana de Maringá, investigado por improbidade
Foto: Divulgação/Redes Sociais
A Justiça determinou, nesta segunda-feira (25), o afastamento de Gilberto Purpur, secretário da Mobilidade Urbana de Maringá (Semob), no norte do Paraná. Ele é investigado por improbidade administrativa devido a irregularidades em três licitações realizadas entre 2018 e 2019.
Segundo o Ministério Público (MP), os supostos esquemas causaram um prejuízo estimado em R$ 884 mil aos cofres públicos, e a multa sugerida pelos promotores ultrapassa R$ 7 milhões.
Investigações e irregularidades
As licitações investigadas incluem a contratação de playgrounds de cordas e a implantação do projeto "Meu Campinho", que previa áreas de lazer com campos de futebol e espaços recreativos nos bairros da cidade.
De acordo com o promotor Leonardo Vilhena:
O edital de uma das licitações exigia especificações técnicas que apenas uma empresa atendia.
Essa empresa estaria vinculada ao ex-secretário, com indícios de que ele seria sócio oculto, exercendo influência direta no processo.
Imagens dos playgrounds já instalados foram encontradas, datadas antes da finalização das licitações, o que reforça suspeitas de fraude.
Além de Purpur, outras quatro pessoas e duas empresas foram responsabilizadas. No entanto, os nomes dos demais envolvidos não foram divulgados.
Posição da Prefeitura e substituição
Em nota, a Prefeitura de Maringá informou que Gilberto Purpur já foi afastado e que Erica Magalhães, atual superintendente da Semob, assumirá o cargo. Engenheira civil com 20 anos de experiência, Erica já ocupou posições como secretária e diretora de obras na Secretaria Municipal de Obras Públicas (SEMOP).