Polícia Federal faz operação contra fabricação clandestina de ração e produtos terapêuticos para animais no Paraná
Na manhã desta quarta-feira (27), a Polícia Federal (PF) deflagrou a operação "Ronda Agro" em Arapongas, no norte do Paraná, para combater a fabricação clandestina de ração e produtos terapêuticos para animais, especialmente bovinos. A operação, realizada em conjunto com o Ministério da Agricultura, visa cumprir três mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal.
De acordo com a PF, duas empresas de Arapongas estavam fabricando e comercializando suplementos alimentícios e produtos terapêuticos sem o devido registro junto ao Ministério da Agricultura (Mapa). Para tentar simular a regularidade da produção, as empresas usavam selos falsificados, supostamente emitidos pelo Mapa, e vendiam os produtos pela internet diretamente a produtores rurais. Ambas as empresas estavam registradas em endereços residenciais, o que levanta a suspeita de que sejam de fachada.
Durante as buscas, a PF apreendeu insumos, equipamentos de produção e embalagens com selos falsos. Há também indícios de que os insumos utilizados na fabricação dos produtos tenham origem estrangeira e tenham sido importados clandestinamente.
Os investigados podem ser responsabilizados por crimes como falsificação de produtos alimentícios ou medicinais e falsificação de selo ou sinal público, com penas que podem chegar a 29 anos de prisão. Os nomes dos suspeitos ainda não foram divulgados, e o g1 está tentando obter informações sobre suas defesas.