Vestibular de Verão da UEM tem mais de 30 mil candidatos inscritos; medicina lidera disputa por vaga
A Universidade Estadual de Maringá (UEM) registrou um aumento significativo no número de inscrições para o Vestibular de Verão e o Processo de Avaliação Seriada (PAS) 2024. Ao todo, 33.115 candidatos vão disputar 1.266 vagas em cursos de graduação presenciais e gratuitos. Esse total representa um crescimento de 1,2 mil inscritos em relação ao ano passado.
As inscrições para os dois processos seletivos encerraram em novembro. Em 2023, o número de inscritos foi de 31.899, e este ano, o aumento foi de 4% no Vestibular de Verão e de 3,5% no PAS. A prova do PAS será realizada neste domingo (1º) em Maringá e em outras dez cidades do Paraná, enquanto o Vestibular de Verão acontecerá em 12 de janeiro de 2025.
Além do aumento no número de inscritos, outra novidade é a oferta de cinco novos cursos: Engenharia Têxtil e Serviço Social no câmpus de Maringá; e Arquitetura e Urbanismo, Engenharia de Computação e Tecnologia em Gastronomia no câmpus de Umuarama. Além disso, cursos existentes terão novos turnos, como a graduação em Música, que agora será ofertada no período matutino.
Detalhes do Vestibular de Verão e PAS 2024:
Vestibular de Verão: Com 9.189 inscritos, o processo oferece 892 vagas, sendo 489 para ampla concorrência e 403 para cotas sociais e PcD. O curso de Medicina é o mais concorrido, com 608,6 candidatos por vaga.
PAS 2024: Somando 23.926 inscritos, o PAS oferece 374 vagas na terceira etapa. Medicina também é o curso mais disputado, com 159,5 candidatos por vaga.
As provas do PAS serão aplicadas para estudantes do ensino médio, e o desempenho nas etapas vai determinar a classificação final. Para o Vestibular de Verão, os candidatos poderão escolher até três cursos, sem a necessidade de serem da mesma área.
Os resultados dos dois processos seletivos serão divulgados no dia 31 de janeiro de 2025. Mais informações estão disponíveis no site da CVU e no App Vestibular UEM.