Ratinho Junior desponta como principal adversário de Lula em cenário presidencial, aponta pesquisa
Após contribuir para a eleição de mais de 160 prefeitos do PSD em 2024, o governador do Paraná, Ratinho Junior, ganha força como candidato à Presidência da República. De acordo com uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira (27) pelo instituto Paraná Pesquisas, ele aparece com 15,3% das intenções de voto em um cenário nacional, consolidando-se como o principal adversário do presidente Lula.
No levantamento, Ratinho Junior supera nomes de peso, como Ciro Gomes (PDT), com 12,8%, Ronaldo Caiado (União Brasil), com 8,9%, e Simone Tebet (MDB), que alcança 8,7%. Ele também ultrapassa potenciais candidatos de outros espectros políticos, como Romeu Zema (Novo), que registra 12,2% quando substitui o paranaense no levantamento, e Fernando Haddad (PT), que varia entre 14,5% e 14,9% nos cenários em que aparece no lugar de Lula.
A crescente projeção nacional do governador também foi reforçada por sua atuação como presidente do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud). Em outubro, o presidente do PSD, Gilberto Kassab, declarou que há um consenso no partido de que Ratinho Junior será o candidato à Presidência em 2026. “Ele só não será candidato se não quiser”, afirmou Kassab.
A pesquisa do instituto Paraná Pesquisas entrevistou 2.014 eleitores em todas as 27 unidades da Federação, com uma margem de erro de 2,2 pontos percentuais.