Retorno Voluntário do Reino Unido: como funciona programa usado por brasileiros para voltar ao país
A maior operação de remoção voluntária de imigrantes da história do Reino Unido resultou no retorno de 629 brasileiros ao Brasil, incluindo 109 crianças. A operação foi realizada em três voos entre agosto e setembro de 2024. O programa de retorno voluntário, conhecido como VRS (Voluntary Return Scheme), oferece aos imigrantes em situação irregular no Reino Unido passagem aérea e um auxílio financeiro de até três mil libras esterlinas (cerca de R$ 23 mil por pessoa), pago por meio de um cartão, que só pode ser sacado após o desembarque no Brasil.
A operação faz parte dos esforços do governo britânico para lidar com a imigração irregular, especialmente após o Brexit. O governo britânico espera economizar até 4 bilhões de libras esterlinas nos próximos dois anos com a remoção voluntária de imigrantes, evitando custos com a acomodação de refugiados em espera de pedidos de asilo.
Mais de 6 mil pessoas de várias nacionalidades se inscreveram no programa desde a vitória do Partido Trabalhista nas eleições de julho, marcando um aumento de 16% em relação ao ano anterior. Embora a operação seja voluntária, o governo brasileiro, por meio do Itamaraty, acompanha o processo e garante que o retorno dos brasileiros ocorra de forma organizada. A fila de brasileiros interessados em aderir ao programa continua grande, e novos voos devem ocorrer em breve.