Cinco pessoas são presas e meia tonelada de maconha é apreendida em operação contra grupo criminoso que transportava drogas pelo lago de Itaipu
Foto: Divulgação/Redes Sociais
A Polícia Federal (PF) realizou nesta terça-feira (3) a “Operação Cannabis Express”, desarticulando um grupo criminoso que utilizava o Lago de Itaipu, no Paraná, para transportar drogas vindas do Paraguai. Na ação, foram apreendidos cerca de 500 quilos de maconha, uma arma de fogo e quatro veículos.
Mandados e prisões
A operação cumpriu oito mandados de busca e apreensão e prendeu cinco pessoas:
Três com mandados de prisão em aberto;
Duas em flagrante: uma por posse ilegal de arma e outra com carga de droga.
Os mandados foram executados nas cidades paranaenses de Santa Helena, Cascavel, Pato Bragado e Curitiba, além de Franca, no interior de São Paulo.
Esquema do tráfico
As investigações, iniciadas em 2023, revelaram que o grupo transportava drogas do Paraguai até propriedades próximas ao Lago de Itaipu, em Santa Helena, apontada como centro operacional do esquema.
Após a retirada do lago, as drogas eram distribuídas para várias regiões do Brasil utilizando veículos de pequeno porte, caminhões e até empresas de transporte de cargas, que as encaminhavam a centros de distribuição em outros estados, onde os compradores recebiam as mercadorias.
Resultados anteriores
Durante as investigações, a PF já havia registrado pelo menos 10 flagrantes envolvendo o grupo. As apreensões somam:
17,2 toneladas de maconha;
60 kg de crack;
53 kg de cocaína;
Seis fuzis e 11 pistolas.
Próximos passos
A PF segue aprofundando as investigações para identificar outros envolvidos no esquema e desarticular completamente a organização criminosa.