Brasileira fatura quase R$ 5 milhões em Lisboa com empresa de serviços de limpeza
Quando a cearense Analberga Silva deixou Fortaleza para começar uma nova vida em Lisboa, há sete anos, não imaginava que abriria uma empresa de limpeza em Portugal, muito menos que seu faturamento chegaria a quase R$ 5 milhões em quatro anos. Antes de se tornar empresária, Analberga trabalhava como gerente administrativa no Brasil, mas ao chegar a Portugal, se viu atuando em uma imobiliária, onde a falta de empresas de limpeza rápidas e eficientes despertou sua ideia de iniciar o próprio negócio.
Percebendo a dificuldade em encontrar profissionais para atender à demanda de seus clientes, Analberga começou a oferecer o serviço ela mesma, com a ajuda de uma amiga. A resposta foi positiva, e os clientes começaram a contratá-la para limpezas semanais. Com isso, ela percebeu que poderia ganhar mais do que nas comissões da imobiliária e, em 2018, fundou a Maid to You, especializada em limpezas profissionais.
O negócio, que inicialmente contava apenas com as duas fundadoras, cresceu rapidamente e hoje atende mais de 30 clientes fixos em Lisboa e região, oferecendo serviços que vão desde a limpeza de casas e escritórios até a de clínicas e escolas. Analberga destaca que o sucesso se deve à "atenção aos detalhes" e ao compromisso com um atendimento diferenciado, incluindo treinamento contínuo da equipe em técnicas de limpeza e comportamentos profissionais, como a discrição e o respeito à privacidade dos clientes.
Além do sucesso empresarial, Analberga também se dedica a ajudar refugiadas e imigrantes em Portugal. Convidada por organizações sem fins lucrativos, ela passou a oferecer capacitações nas áreas de limpeza e engomadoria, ensinando mulheres refugiadas a se tornarem autônomas e empreendedoras. Ela também vai lançar, em fevereiro de 2025, um curso on-line de 'engomadoria', com foco em quem deseja empreender sem grandes investimentos iniciais.
A empreendedora, que entende as dificuldades enfrentadas por quem chega a um novo país, afirma que sua missão é ajudar outras pessoas a se integrarem profissionalmente, assim como ela conseguiu. "A ideia é fazer com que elas sejam autônomas e ganhem dinheiro oferecendo serviços de limpeza. Tem uma demanda muito grande aqui em Portugal, então o mercado está aí", conclui.