Revitalização da orla de Matinhos chega a 97% de conclusão
A revitalização da Orla de Matinhos, considerada a maior intervenção urbana da história do Litoral do Paraná, concluiu 2024 com impressionantes 97% de execução. O avanço foi detalhado em boletim divulgado nesta terça-feira (07) pelo Instituto Água e Terra (IAT), vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest). A obra é realizada pelo Consórcio Sambaqui, grupo vencedor da licitação pública, e segue dentro do cronograma previsto para finalização até março de 2025.
O investimento total do Governo do Estado na revitalização é de R$ 354,4 milhões, considerando a atualização dos custos e ajustes no projeto original. A maior parte dos trabalhos já foi concluída, com destaque para a instalação do sistema de drenagem urbana, que tem sido fundamental para a melhoria na infraestrutura da cidade, especialmente em relação ao controle de alagamentos e cheias. O sistema de microdrenagem atingiu 94% em dezembro, e sua conclusão é uma das prioridades no estágio final da obra.
A urbanização de Caiobá alcançou 97,5% de conclusão, com ajustes finais em pavimentação e acabamento, enquanto os demais balneários, como Flamingo, Riviera e Praia Grande, apresentam 90,4% de progresso. Os tetrápodes, grandes peças de concreto essenciais para a proteção marítima, já foram instalados em todos os pontos críticos da orla, com 100% de execução. O plantio de vegetação de restinga, outra etapa importante, está em 79% de conclusão.
A revitalização da orla de Matinhos está sendo realizada em duas etapas. A primeira, com investimento de R$ 354,9 milhões, abrange 6,3 quilômetros da costa entre o Morro do Boi e o Balneário Flórida, e inclui a engorda da faixa de areia, instalação de canais de macrodrenagem e redes de microdrenagem. A segunda etapa, com previsão ainda sem data definida, irá recuperar o trecho de 1,7 quilômetro entre os balneários Flórida e Saint Etienne, além de implantar novos equipamentos urbanos, como ciclovias, pistas de caminhada e acessibilidade.
Com o sistema de drenagem macrodrenagem já concluído (100%) e a microdrenagem em processo avançado (94%), o novo equipamento urbano promete reduzir os impactos de alagamentos, uma preocupação antiga dos moradores e turistas de Matinhos. O sistema de drenagem integrado funcionará com águas da chuva sendo escoadas pelas canaletas de microdrenagem, que desaguam na macrodrenagem, que transporta grandes volumes de água para o mar, o Rio Matinhos ou outros corpos hídricos da região.