Seja bem-vindo
Maringá,24/01/2025

    • A +
    • A -
    Publicidade

    Posse no Tribunal de Contas do Paraná para o biênio 2025-2026

    Mesa diretora da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) prestigiou a posse no TCPR

    Alep / Redação Hoje Maringá
    Posse no Tribunal de Contas do Paraná para o biênio 2025-2026 O atual 1º secretário e futuro presidente da Assembleia Legislativa, deputado Alexandre Curi (PSD), participou da solenidade de posse dos nos dirigentes da corte de contas | Foto: Orlando Kissner / Alep

    Em cerimônia realizada nesta quarta-feira (22), a nova direção do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) tomou posse para o biênio 2025-2026. O conselheiro Ivens Zschoerper Linhares assumiu a presidência do órgão, enquanto Ivan Bonilha foi empossado como vice-presidente e Durval Amaral como corregedor-geral. Eleitos por unanimidade em outubro de 2024, os novos dirigentes destacaram o compromisso com a fiscalização, a orientação aos gestores públicos e o controle social.

    Durante o evento, o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Ademar Traiano (PSD), ressaltou a importância de uma relação harmoniosa entre as instituições. "Sempre tivemos uma excepcional relação com o Tribunal de Contas. O novo presidente é extremamente preparado e um constitucionalista por excelência. Tenho certeza de que o Tribunal estará em boas mãos", afirmou Traiano.

    O deputado Alexandre Curi (PSD), primeiro-secretário da Assembleia, também destacou o papel do TCE-PR na melhoria dos serviços públicos. "Essa administração será marcada pelo diálogo e pelo respeito à independência institucional, fundamentais para o desenvolvimento do Paraná", disse. Ele lembrou ainda que a Assembleia Legislativa recebeu recentemente o Selo Diamante de Transparência, com um índice máximo de 95% nesse quesito.

    O presidente empossado, Ivens Linhares, enfatizou que sua gestão dará prioridade à orientação e à fiscalização das políticas públicas, especialmente nas áreas de educação, saúde e assistência social. "Pretendemos envolver a sociedade no controle social para que a população tenha conhecimento das ações fiscalizatórias do Tribunal", explicou Linhares.

    Nova legislação e transição de gestão

    A posse marca a primeira eleição do TCE-PR sob a vigência da Lei Complementar Estadual nº 264/2024, que antecipou a votação da diretoria para outubro, ampliando o tempo de transição entre gestões. A mudança busca garantir mais governança, transparência e continuidade das atividades administrativas e de controle externo do Tribunal.

    Perfil do novo presidente

    Curitibano de 55 anos, Ivens Linhares é bacharel em Direito com especialização em Direito Público. Ingressou no TCE-PR em 2005 como auditor e, desde 2014, ocupa a vaga de conselheiro. Linhares já foi vice-presidente do órgão nos biênios 2015-2016 e 2023-2024, além de corregedor-geral entre 2019 e 2020.

    Autoridades presentes

    A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o vice-governador Darci Piana, o prefeito de Curitiba Eduardo Pimentel, o presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen, o senador Sérgio Moro, deputados federais, estaduais e conselheiros do TCE-PR.

    O evento reafirmou o papel estratégico do Tribunal na fiscalização e orientação dos gestores públicos, reforçando o compromisso com a eficiência e a transparência na administração pública do Paraná.

    LEIA TAMBÉM:






    Buscar

    Alterar Local

    Anuncie Aqui

    Escolha abaixo onde deseja anunciar.

    Efetue o Login

    Recuperar Senha

    Baixe o Nosso Aplicativo!

    Tenha todas as novidades na palma da sua mão.