Temporada de cruzeiros em Paranaguá anima negócios no Litoral
Nesta sexta-feira (24), o navio de cruzeiro MSC Armonia realizou sua sétima e penúltima escala em Paranaguá, no Litoral do Paraná, trazendo turistas estrangeiros e de diversas regiões do Brasil. A embarcação atracou às 8h no Porto de Paranaguá e permaneceu até às 19h, quando partiu para Itajaí (SC).
Ao longo do dia, foram registrados 420 embarques, enquanto 1.828 passageiros em trânsito puderam conhecer os atrativos da região, como o Centro Histórico e a gastronomia local. Além disso, 425 pessoas desembarcaram em definitivo na cidade. Segundo a MSC Cruzeiros, até a última escala, realizada em 17 de janeiro, cerca de 14,3 mil turistas já haviam transitado por Paranaguá devido aos cruzeiros.
Impacto econômico e turístico
O fluxo de visitantes tem gerado impacto positivo na economia local. De acordo com o secretário de Estado do Turismo, Márcio Nunes, o movimento de turistas beneficia toda a região litorânea.
“Temos a estrutura de receptivo na Praça Mario Roque, mas o Litoral como um todo é impactado. O fluxo de viajantes movimenta serviços como hotéis, restaurantes e comércios locais”, destacou.
Jorge da Cruz, proprietário do restaurante Armazém do Itiberê, relatou que os dias de cruzeiro trazem um aumento significativo no movimento.
“Hoje mesmo a casa está lotada. É evidente o impacto positivo para nós, comerciantes, com turistas conhecendo a gastronomia, cultura e serviços locais”, afirmou.
Já a turista Aparecida Pavan, de São José dos Pinhais, elogiou a estrutura de Paranaguá.
“É minha primeira vez embarcando aqui e fiquei impressionada com a comodidade. Pernoitei na cidade e percebi o quanto isso está gerando empregos e movimentando a economia local”, disse.
Segunda temporada de cruzeiros em Paranaguá
Esta é a segunda temporada consecutiva de cruzeiros no município, iniciada em dezembro de 2023. A primeira temporada, realizada entre dezembro de 2023 e março de 2024, movimentou mais de R$ 25 milhões na economia local.
A Secretaria Municipal de Turismo estima que os cruzeiros devem gerar cerca de 2 mil empregos diretos e indiretos até o final deste mês. A temporada atual, que termina no dia 31 de janeiro, conta com o receptivo estruturado na Praça Mario Roque, em parceria com a Agência de Desenvolvimento Cultural e do Turismo Sustentável (Adetur Litoral) e apoio da Portos do Paraná.