Publicidade

Paranaense pode esperar fevereiro quente e chuvoso

AEN
Paranaense pode esperar fevereiro quente e chuvoso Paranaense pode esperar fevereiro quente e chuvoso, aponta previsão do Simepar Foto: José Fernando Ogura/Arquivo AEN

O verão no Paraná continua com características bem marcantes: muito calor e pancadas de chuva isoladas em todas as regiões do Estado. De acordo com os meteorologistas do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), fevereiro chega com uma intensificação desses padrões. O calor persiste, e as chuvas, que antes eram mais isoladas, podem se tornar mais generalizadas em algumas regiões.

Com base na série histórica de acumulados de chuva para a primeira semana de fevereiro, espera-se que todas as regiões do Paraná registrem volumes acima da média – incluindo o Sudoeste, onde as precipitações foram mais isoladas em janeiro. "Nas regiões Sudoeste, Centro-Ocidental, Centro-Sul, Noroeste, Norte Central, Norte Pioneiro e Campos Gerais, os acumulados de chuva em fevereiro ficam entre 140 e 180 mm", detalha Júlia Munhoz, meteorologista do Simepar.

No extremo Oeste do Estado, os acumulados de chuva devem variar entre 100 e 140 mm, enquanto no Sudeste do Paraná, a previsão é de acumulados entre 110 e 140 mm. Da Região Metropolitana de Curitiba até o Litoral, as chuvas em fevereiro tendem a aumentar progressivamente, com acumulados variando de 150 até 360 mm. "Historicamente, as áreas da costa litorânea são as que registram os maiores acumulados de chuva no mês de fevereiro", observa Munhoz.

Durante a segunda semana de fevereiro, os acumulados de chuva devem ficar dentro da média para o período em todo o Estado. Já nas duas últimas semanas, algumas áreas podem superar ligeiramente a média climatológica.

Calor e Previsões para Fevereiro

Em fevereiro, as temperaturas máximas devem ficar ligeiramente acima da média. A região Sul, até a área Central do Estado, terá temperaturas máximas entre 26ºC e 28ºC, sendo a mais amena. Nas regiões ao redor, as temperaturas devem subir progressivamente, com máximas ultrapassando os 30ºC no extremo Sudoeste, Oeste, Norte e no topo da faixa Leste.

Apesar do calor intenso, o mês de fevereiro terá momentos de alívio. "Devido às altas temperaturas e à presença de umidade, podem ocorrer temporais isolados, com raios e fortes rajadas de vento, proporcionando uma trégua temporária na sensação de abafamento nas áreas atingidas", explica Munhoz.

Simepar e Monitoramento Climático

Com uma estrutura robusta de 120 estações meteorológicas telemétricas automáticas, três radares meteorológicos e cinco sensores de descargas meteorológicas, o Simepar é responsável por fornecer dados precisos sobre as condições climáticas para órgãos como a Coordenadoria da Defesa Civil e a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável. Esses dados são essenciais para ações de resposta a situações extremas, monitorando desde chuvas intensas, que podem causar enxurradas, deslizamentos e alagamentos, até eventos de incêndios e secas.




Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.