CONSEG recebe prefeito e secretário de Segurança
Conselho Comunitário de Segurança apresentou dados e ouviu ideias para o setor
A segurança pública foi tema central da primeira reunião do Conselho Comunitário de Segurança (CONSEG), realizada na segunda-feira (3), em Maringá. O encontro contou com a presença do prefeito Silvio Barros e do secretário de Segurança, Luís Alves, com representantes das forças de segurança do município.
Durante a reunião, foram apresentados dados sobre criminalidade e discutidos os desafios enfrentados na área. O prefeito destacou a necessidade de uma abordagem integrada e pediu o apoio das instituições para fortalecer as estratégias de combate à violência.
Entre as iniciativas sugeridas, o prefeito propôs a implantação de uma "muralha digital" para monitoramento da cidade por meio de tecnologia avançada. "Além disso, é fundamental adotar medidas simples, como a melhoria na iluminação pública, priorizando regiões com maior incidência de crimes e sensação de insegurança", afirmou.
O presidente do CONSEG, Fernando Alves, ressaltou o papel histórico do conselho na estruturação da segurança local. "Há mais de 40 anos, trabalhamos para envolver a sociedade nos debates e nas ações voltadas à segurança, buscando sempre os melhores recursos para proteger a população e visitantes de Maringá", destacou.
A reunião reforçou o compromisso entre o poder público e a comunidade na busca por soluções eficazes para a segurança urbana.
Iluminação pública
Está em andamento o maior projeto da história de Maringá para iluminação. No dia 29 de abril de 2024 foi assinado o primeiro contrato de Parceria Público-Privada (PPP) da administração municipal da cidade justamente para investimentos na iluminação pública.
A Parceria Público-Privada (PPP) é um modelo de gestão adotado por municípios, estados e pelo governo federal para otimizar a prestação de serviços públicos. Nesse formato, a iniciativa privada assume a execução de serviços que, devido à burocracia, poderiam levar mais tempo para serem concluídos pelo setor público.
Em Maringá, a empresa contratada assumiu o prazo de um ano e meio para substituir lâmpadas em 55 mil pontos de iluminação por tecnologia LED, além de ser responsável pela manutenção do sistema pelos próximos 13 anos.
Acompanhe o nosso portal e canais:
- ➡️ Siga nosso Instagram @portalhojemaringa
- ➡️ Participe do nosso grupo de WhatsApp
- ➡️ Se inscreva no canal @hojemaringa do YouTube