Técnica aprendida há 15 anos salva vida de funcionário após descarga elétrica em Londrina *
Homem salva funcionário com massagem cardíaca pós choque elétrico
Um funcionário de um restaurante em Londrina, no norte do Paraná, sobreviveu a uma descarga elétrica graças à rápida ação de Lúcio Borges, de 61 anos. Utilizando técnicas de reanimação aprendidas há 15 anos, ele realizou massagem cardíaca na vítima, que recuperou a consciência antes da chegada do Corpo de Bombeiros.
O incidente ocorreu na segunda-feira (3), quando um homem de 41 anos lavava a cozinha do restaurante e encostou acidentalmente em um fio energizado. Colegas desligaram a chave geral de energia e pediram socorro. Lúcio, que lavava a calçada de um prédio próximo, ouviu os gritos e correu para ajudar.
Em entrevista à RPC e ao g1, Lúcio relatou que encontrou a vítima desacordada e iniciou as manobras de primeiros socorros. “Fiz 30 compressões, parei para observar, mas ele continuava sem respirar. Fiz mais 30 e, então, ele abriu a boca e deu aquela respiração forte”, contou.
O Corpo de Bombeiros elogiou a ação de Lúcio, que aprendeu as técnicas de reanimação em 2010, durante um curso para atuar como vigilante. Após o atendimento, a vítima foi encaminhada para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jardim Sabará e se recupera em casa.
Lúcio afirmou que se sentiu espiritualmente tocado pelo episódio e celebrou o desfecho positivo. “Ele ainda vai me agradecer quando nos encontrarmos de novo. Aí sim, vou ficar mais feliz”, disse à RPC.