Aulas na rede municipal de ensino iniciam nesta quinta-feira, 6
A rede municipal de ensino de Maringá recebe mais de 38 mil alunos para o início do ano letivo nesta quinta-feira (6). Para garantir um ambiente adequado, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, intensificou a manutenção e melhorias nas 117 unidades escolares. Professores e equipe pedagógica retornaram no dia 3 de fevereiro e participam de formações para aprimorar o ensino.
A rede municipal é composta por 64 Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e 53 escolas. Segundo o secretário de Educação, Fernando Brambilla, desde janeiro as unidades passaram por serviços de limpeza, roçada e infraestrutura. “Vamos receber os alunos com nossos espaços preparados. Além disso, os servidores participam de capacitações para fortalecer o aprendizado dos estudantes”, afirmou.
Nos dias 4 e 5 de fevereiro, todos os servidores passaram por formações dentro da Jornada Interdisciplinar 2025, abordando temas como alfabetização, inteligência emocional, impacto das telas eletrônicas, mudanças de hábitos dos alunos, comunicação assertiva e bem-estar escolar.
Horários e Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Cmeis: 7h às 18h
Escolas municipais:
Matutino: 7h30 às 11h30
Vespertino: 13h30 às 17h30
Ensino integral: 7h30 às 16h30
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) oferece turmas nos períodos matutino, vespertino e noturno em 13 unidades, incluindo a sede central na Avenida Paraná, 965. As matrículas seguem abertas durante todo o ano para pessoas acima de 15 anos que ainda não concluíram o ensino fundamental do 1º ao 5° ano. Interessados podem procurar a escola mais próxima ou entrar em contato pelo telefone (44) 3221-6949.
Entrega de uniformes e kits escolares
A Secretaria de Educação estruturou um plano emergencial para garantir uniformes e materiais escolares aos alunos. Apesar dos processos licitatórios para a aquisição dos kits de 2025 ainda não terem sido finalizados, a Prefeitura distribuirá itens em estoque para atender os estudantes até a conclusão das compras. Alunos novos também receberão uniformes provisórios.