Seja bem-vindo
Maringá,12/02/2025

    • A +
    • A -
    Publicidade

    Paraná compra 93 cães para reforçar segurança e salvamento

    AEN
    Paraná compra 93 cães para reforçar segurança e salvamento Curitiba, 05 de fevereiro de 2025 - Governo do Estado vai reforçar atuação de cães em atividades policiais no Paraná. Foto: Roberto Dziura Jr/AEN

    O Governo do Estado do Paraná anunciou a aquisição de 93 novos cães para reforçar a atuação das forças de segurança estadual, incluindo polícia e Corpo de Bombeiros. A compra será realizada por meio de licitação e tem um investimento estimado em R$ 5,5 milhões. O edital foi publicado nesta quarta-feira (5) pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp).

    O governador Carlos Massa Ratinho Junior ressaltou a importância da compra para fortalecer a estrutura das forças de segurança estaduais, complementando outras ações já em andamento, como a aquisição de helicópteros, viaturas e armamentos. “Os cães são extremamente eficazes não apenas no policiamento ostensivo, mas também no combate ao tráfico de drogas, no socorro a vítimas de desastres e em ações de fiscalização”, destacou.

    Ratinho Junior também mencionou que o Paraná está vivendo o menor índice de criminalidade dos últimos 17 anos, como resultado da estratégia de reforço estrutural e valorização das forças de segurança pública. A compra vai aumentar em 50% o efetivo de cães de faro no estado, o que ajudará ainda mais as ações de polícia e bombeiros.

    Atualmente, a Sesp conta com cerca de 200 cães em todo o estado, trabalhando em diversas corporações, como a Polícia Militar, o Batalhão de Polícia de Choque, o Batalhão de Polícia Rodoviária, o Corpo de Bombeiros, além da Polícia Científica, Polícia Penal e Polícia Civil. No Corpo de Bombeiros, os cães fazem parte das operações do Grupo de Operações de Socorro Tático (GOST).

    O secretário da Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira, também ressaltou o papel fundamental dos cães para melhorar os índices de segurança e na resposta a emergências. Ele mencionou que os cães têm sido essenciais para bater recordes de apreensão de drogas e localização de criminosos, além de serem enviados para outros estados, como Rio Grande do Sul, para auxiliar no salvamento de vítimas de desastres.




    Buscar

    Alterar Local

    Anuncie Aqui

    Escolha abaixo onde deseja anunciar.

    Efetue o Login

    Recuperar Senha

    Baixe o Nosso Aplicativo!

    Tenha todas as novidades na palma da sua mão.