Paraná compra 93 cães para reforçar segurança e salvamento
![Paraná compra 93 cães para reforçar segurança e salvamento](https://www.hojemaringa.com.br/arquivos/noticias/22533/parana-compra-93-caes-para-reforcar-seguranca-e-salvamento.jpg)
O Governo do Estado do Paraná anunciou a aquisição de 93 novos cães para reforçar a atuação das forças de segurança estadual, incluindo polícia e Corpo de Bombeiros. A compra será realizada por meio de licitação e tem um investimento estimado em R$ 5,5 milhões. O edital foi publicado nesta quarta-feira (5) pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp).
O governador Carlos Massa Ratinho Junior ressaltou a importância da compra para fortalecer a estrutura das forças de segurança estaduais, complementando outras ações já em andamento, como a aquisição de helicópteros, viaturas e armamentos. “Os cães são extremamente eficazes não apenas no policiamento ostensivo, mas também no combate ao tráfico de drogas, no socorro a vítimas de desastres e em ações de fiscalização”, destacou.
Ratinho Junior também mencionou que o Paraná está vivendo o menor índice de criminalidade dos últimos 17 anos, como resultado da estratégia de reforço estrutural e valorização das forças de segurança pública. A compra vai aumentar em 50% o efetivo de cães de faro no estado, o que ajudará ainda mais as ações de polícia e bombeiros.
Atualmente, a Sesp conta com cerca de 200 cães em todo o estado, trabalhando em diversas corporações, como a Polícia Militar, o Batalhão de Polícia de Choque, o Batalhão de Polícia Rodoviária, o Corpo de Bombeiros, além da Polícia Científica, Polícia Penal e Polícia Civil. No Corpo de Bombeiros, os cães fazem parte das operações do Grupo de Operações de Socorro Tático (GOST).
O secretário da Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira, também ressaltou o papel fundamental dos cães para melhorar os índices de segurança e na resposta a emergências. Ele mencionou que os cães têm sido essenciais para bater recordes de apreensão de drogas e localização de criminosos, além de serem enviados para outros estados, como Rio Grande do Sul, para auxiliar no salvamento de vítimas de desastres.