Homem morre e mulher desaparece após enchente em Guaratuba
![Homem morre e mulher desaparece após enchente em Guaratuba](https://www.hojemaringa.com.br/arquivos/noticias/22762/homem-morre-e-mulher-esta-desaparecida-apos-inundacao-causada-por-fortes-chuvas-em-guaratuba.jpg)
Um homem morreu e uma mulher está desaparecida devido às fortes chuvas que atingiram Guaratuba, no litoral do Paraná. O corpo do homem, de 25 anos, foi localizado neste sábado (8) pelo Corpo de Bombeiros, após buscas na região do Ribeirão Grande. As equipes continuam procurando a mulher, de 20 anos, que também é moradora da área rural de Limeira.
A causa da morte não foi divulgada, e os nomes das vítimas não foram informados. Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), Guaratuba registrou 42,8 mm de chuva na sexta-feira (7) e mais 25,2 mm até a tarde de sábado.
Pontes danificadas e moradores afetados
A forte chuva causou estragos na infraestrutura da cidade. A cabeceira da ponte sobre o Rio Cubatão rompeu, e a ponte da Limeira foi comprometida, conforme informou a Prefeitura de Guaratuba. Aproximadamente 3 mil pessoas foram afetadas direta ou indiretamente pelos alagamentos.
Durante a madrugada, dez alunos do Ensino Médio, um monitor e o motorista de um ônibus escolar ficaram ilhados. Eles foram resgatados quando o nível da água baixou.
Outras cidades atingidas
As chuvas também causaram estragos em Antonina, Morretes e Paranaguá. O volume acumulado superou 150 mm nessas regiões, segundo a Defesa Civil:
Antonina: Aproximadamente 45 casas foram danificadas nas regiões Cedro e Ponta da Pita. Árvores caíram em diversos pontos, e uma escola municipal foi disponibilizada para abrigar desabrigados.
Morretes: Os bairros Floresta, Rio Sagrado, Sambaqui, Passa Sete, Estrada da Pitinga e Mundo Nova foram afetados, atingindo cerca de 147 famílias, totalizando 686 pessoas.
Paranaguá: Cerca de 500 famílias foram impactadas, deixando 100 pessoas desalojadas. As regiões mais atingidas incluem Colônia Pereira, Alexandra, Vila Horizonte e Jardim Guaratuba.
Operação de resgate
Para atender a emergência, o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil mobilizaram mais de 55 militares, servidores municipais e 13 profissionais do Samu. O Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA) também participa da força-tarefa.