Paraná tem recordes de temperatura em mais de cinco cidades; confira
Calor intenso e previsão de chuvas isoladas marcam início da semana no estado da Região Sul do Brasil

A previsão do tempo para os próximos dias no Paraná indica a continuidade de temperaturas elevadas, com predominância de sol até terça-feira (11). O calor deve ser intenso, com possibilidade de pancadas de chuva isoladas, com características de breves períodos de chuvas intensas em locais específicos.
Neste domingo (9), seis cidades do estado registraram recordes de temperatura máxima, de acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental (Simepar). Foram elas: Apucarana (30,8 ºC), Guarapuava (30,3 ºC), Laranjeiras do Sul (32,7 ºC), Palmital (30,6 ºC), Pinhão (32,4 ºC) e Santo Antônio da Platina (33,2 ºC).
O Climatempo prevê uma onda de calor até quarta-feira (12), com temperaturas variando de 5 ºC a 7 ºC nas regiões oeste do estado, e de 3 ºC a 5 ºC no centro-oeste e sul. A partir de quarta-feira à noite, a aproximação de uma frente fria pode trazer sensação de abafamento e predominância de nuvens, com chuvas intensas, mas distribuídas, até sexta-feira (14).
Tempestades deixam danos no litoral e mais de 6 mil pessoas afetadas
O sol retorna ao Paraná após as chuvas intensas que causaram sérios estragos no litoral do estado. Temporais afetaram mais de 6 mil pessoas, com destaque para Guaratuba, onde cerca de 3 mil pessoas foram atingidas e duas mortes foram registradas. Antonina e Morretes também foram fortemente impactadas, com 720 e 680 pessoas afetadas, respectivamente. Em Morretes, 147 casas ficaram danificadas, e em Paranaguá, 2 mil pessoas sofreram com alagamentos, das quais 100 ficaram desalojadas.
Em Morretes, uma idosa de 72 anos precisou ser resgatada de barco após ter sua casa alagada na madrugada de sábado. Ela foi acolhida por familiares e está bem. Em Guaratuba, na noite de sexta-feira, um ônibus escolar com 10 alunos, o monitor e o motorista ficou ilhado devido às chuvas. Todos foram resgatados quando o nível da água abaixou.