Inmet emite alerta de tempestade para todas as cidades do Paraná; veja previsão
![Inmet emite alerta de tempestade para todas as cidades do Paraná; veja previsão](https://www.hojemaringa.com.br/arquivos/noticias/23044/em-meio-a-onda-de-calor-inmet-emite-alerta-de-tempestade-para-todas-as-cidades-do-parana-veja-previsao.jpeg)
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo potencial de tempestade para as 399 cidades do Paraná nesta terça-feira (11). A previsão indica chuvas de até 50 milímetros, ventos de 60 km/h e queda de granizo.
O alerta é válido até as 22h desta terça-feira. Apesar da previsão de instabilidades, o Inmet classifica como baixo o risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e alagamentos.
Onda de calor no Paraná
Além das tempestades, o Inmet também emitiu um alerta de grande perigo devido à onda de calor que afeta as regiões oeste e sudoeste do estado. Esse alerta segue válido até as 18h de quarta-feira (12).
De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), as pancadas de chuva devem ocorrer principalmente à tarde, acompanhadas de trovoadas. Na região centro-leste, a umidade elevada favorece a formação de temporais. No oeste, sudoeste e noroeste, as altas temperaturas podem intensificar as tempestades, com raios e rajadas de vento.
As temperaturas máximas devem ultrapassar os 30°C em todas as regiões, com os maiores índices registrados no sudoeste, oeste, noroeste, norte-central e litoral do estado.
Cuidados durante tempestades
O Inmet recomenda algumas precauções:
- Evitar se abrigar debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas;
- Não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
- Evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada;
- Evitar enfrentar o mau tempo;
- Observar possíveis alterações em encostas.
Em caso de emergência, a população pode acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.