Paraná convoca mais de mil novos professores para a rede estadual
Aprovados no concurso público de 2023 da Secretaria de Estado da Educação (SEED), esses profissionais devem começar a atuar na rede estadual a partir do segundo semestre deste ano.
O governador Carlos Massa Ratinho Junior e o secretário estadual da Educação, Roni Miranda, anunciaram na terça-feira (11) a convocação de 1.034 novos professores aprovados no concurso público de 2023 da Secretaria de Estado da Educação (SEED). Esses profissionais devem começar a atuar na rede estadual a partir do segundo semestre deste ano.
Desde 2023, mais de 3,4 mil docentes foram incorporados ao quadro estadual. Segundo Ratinho Junior, "vamos chamar mais 1.034 professores para iniciar em julho na rede estadual".
Publicação do Edital
A SEED está finalizando o edital com a lista de convocados, que será enviado à Secretaria de Estado da Administração e Previdência (SEAP) para formalização das contratações. O edital de convocação para exames médicos está previsto para ser publicado na segunda quinzena de março na página do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), responsável pelo concurso.
Os novos professores atuarão em diversas disciplinas nas escolas estaduais, com cargas horárias de 20 a 40 horas semanais, dependendo da aprovação em um ou dois cargos. Com essa nova chamada, o estado terá convocado mais de 4,4 mil profissionais desde o ano passado.
Investimentos na Educação
O secretário Roni Miranda destacou a importância dessa convocação, afirmando que atende a uma demanda esperada há mais de dez anos. Segundo Miranda, "com essa etapa, somamos quase 4,4 mil professores e pedagogos convocados por este concurso. São milhares de profissionais que contribuirão para a educação de cerca de 2 milhões de alunos da rede estadual".
Além da ampliação do quadro docente, o governo do Paraná anunciou novos investimentos na infraestrutura educacional, incluindo a inauguração de uma escola para 3 mil alunos em Cascavel e a construção de uma nova sede para um colégio em Toledo, totalizando R$ 13,5 milhões em recursos.